Em 24/01/2024

“Cartório em Números”: ANOREG/BR disponibiliza 5ª edição da publicação


Edição Especial trata da desjudicialização de procedimentos.


A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG/BR) disponibilizou a 5ª edição do relatório intitulado “Cartório em Números”, relativo ao ano de 2023. A publicação tratou, exclusivamente, da desjudicialização de procedimentos e os seus primeiros resultados práticos e econômicos observados.

Ao longo dos anos, o relatório consolidou-se como o principal documento de publicidade e transparência das Serventias Extrajudiciais brasileiras. Segundo a publicação, “a nova realidade jurídica, que busca promover uma solução multiportas às demandas da sociedade, tem encontrado nas mais de 13.415 unidades extrajudiciais o caminho propício para desafogar a Justiça e trazer economia ao erário público, que se utiliza do serviço instalado delegado para proporcionar maior eficiência, agilidade e simplicidade aos atos pessoais e patrimoniais do cidadão brasileiro.

Especificamente sobre o Registro de Imóveis, a 5ª edição do “Cartório em Números” apresenta dados relativos aos procedimentos de usucapião, regularização fundiária, alienação fiduciária, retificação de área extrajudicial, Marco das Garantias e adjudicação compulsória. A publicação também aponta resultados referentes aos Registros Civil de Pessoas Naturais, de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas, bem como dos Tabelionatos de Notas e de Protestos.

A edição, com mais de 180 páginas está disponível em formato PDF e também traz o resultado da Pesquisa Datafolha Imagem dos Cartórios 2022.

Acesse a íntegra da 5ª Edição do “Cartório em Números” no site da ANOREG/BR.

Fonte: IRIB, com informações da Assessoria de Comunicação ANOREG/BR.



Compartilhe