Em 21/10/2022

RIB celebra os 179 anos do Registro Imobiliário brasileiro


Presidente e o Vice-Presidente do IRIB participaram de "live" promovida pelo RIB.


Conforme divulgado anteriormente, o Registro de Imóveis do Brasil (RIB), tendo em vista o papel social desempenhado pela atividade registral imobiliária há quase dois séculos, organizou uma comemoração especial para celebrar o dia 21 de outubro. Este é um marco para o sistema de Registro de Imóveis brasileiro, pois, há exatos 179 anos, era criado o Registro Geral de Hipotecas pela Lei n. 317/1843, ainda no reinado de Dom Pedro II, representando o primeiro regramento jurídico nacional sobre o registro de propriedades.

Para o Presidente do RIB, Flaviano Galhardo, “esse é um momento oportuno para refletir sobre a contínua modernização do Registro de Imóveis. Podemos afirmar que, ao longo desses quase 180 anos, a área evoluiu em bases teórico-conceituais, doutrinárias e jurisprudenciais, dando mais transparência e segurança jurídica aos usuários e ao mercado. Nosso objetivo é mostrar a função e o papel social dos registradores, visto que estamos em uma nova fase de prestação desses serviços, agora, de forma digital.”

Registro de Imóveis: há 179 anos registrando os sonhos dos brasileiros

A campanha de celebração dos 179 anos do Registro de Imóveis brasileiro destaca não só o papel social das mais de 3.600 unidades registrais espalhadas pelo país, mas também sua relação com o sonho e o direito à moradia. De acordo com o RIB, desde o início de outubro têm sido divulgados posts nas redes sociais sobre os serviços realizados, curiosidade, números que demonstram a extensão da atividade, bem como novidades e desafios da área.

Presidente e Vice-Presidente do IRIB participam de live sobre a nova era do Registro de Imóveis

Em antecipação às comemorações e com o objetivo de contextualizar a nova era do Registro Imobiliário do país e retomar as origens do Registro de Imóveis, além de abordar os próximos passos a serem seguidos, o Presidente e o Vice-Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), respectivamente, Jordan Fabrício Martins e José de Arimatéia Barbosa, participaram na noite de 17/10/2022, da live promovida pelo RIB intitulada “A nova era do Registro de Imóveis”. A live integra o conjunto de ações referentes à campanha nacional para celebração desta data.

O evento foi mediado pela Diretora de Comunicação do RIB e Vice-Presidente do IRIB pelo Estado do Paraná, Caroline Feliz Sarraf Ferri. Representando o RIB, estiveram presentes o seu Presidente e seu Vice-Presidente, respectivamente, Flaviano Galhardo e Sérgio Ávila Doria Martins, que também é Vice-Presidente do IRIB pelo Estado do Rio de Janeiro. O Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) foi representado por seu Presidente, Flauzilino Araújo dos Santos.

Ao final, também foi apresentado o projeto para celebração dos 180 anos, cujo tema integra um dos painéis do XLVII ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL, promovido pelo IRIB, que será nos dias 09 a 11/11/2022 no SERHS NATAL GRAND HOTEL & RESORT, localizado na cidade de NATAL/RN. O RIB e a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Norte (ANOREG/RN) apoiam o evento.

Veja como foi:

As comemorações dos 180 anos

Para celebrar os 180 anos da atividade, o RIB realizará, em 2023, uma campanha nacional de valorização e resgate histórico da atividade. Há diversas ações planejadas a partir de janeiro, mas já é possível contribuir com tais ações. Para isso, envie um caso inusitado ou interessante que merece ser lembrado como parte da história da atividade ou fale sobre o papel realizado para o desenvolvimento da sua Comarca

Para participar, envie seu nome, telefone e e-mail de contato, a Serventia em que atua ou atuou e um breve resumo do caso para o e-mail [email protected] ou entre em contato com o RIB no WhatsApp (31) 99231-4306. As histórias selecionadas serão contadas por meio de vídeos e textos ao longo do próximo ano e postadas na página especial que será construída. A proposta é montar um grande painel da história do Registro de Imóveis e cada peça é essencial para ele ficar o mais completo possível. Participe!

Fonte: IRIB com informações do RIB.



Compartilhe