Em 10/08/2023

Plenário do STF elege Ministro Barroso como Presidente da Corte


Posse será realizada no dia 28 de setembro. Vice-Presidente será o Ministro Edson Fachin.


O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu ontem, 09/08/2023, o Ministro Luis Roberto Barroso como Presidente da Corte e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o próximo biênio. O Ministro Barroso sucederá a Ministra Rosa Weber e o Ministro Edson Fachin foi eleito como Vice-Presidente. A votação seguiu a tradição de eleger o Ministro mais antigo que ainda não tenha ocupado a Presidência e a posse será realizada no dia 28 de setembro.

Segundo a notícia publicada pelo STF, o Ministro Luís Roberto Barroso, indicado em 2013 pela então Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, nasceu em Vassouras/RJ, em 11/03/1958. É doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde também é professor titular de Direito Constitucional. Barroso é autor de diversos livros sobre Direito Constitucional e de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior. O Ministro também foi Procurador do Estado do Rio de Janeiro.

Prometo dignificar essa cadeira. A vida me deu a benção de servir ao Brasil sem ter nenhum outro interesse ou propósito que não o de fazer um país melhor e maior, e, na medida do possível, disseminar o bem e a justiça”, declarou o Ministro.

Também indicado por Dilma Rousseff, em 2015, Luiz Edson Fachin nasceu em 08/02/1958, em Rondinha/RS. É graduado em Direito na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde também é professor titular de Direito Civil, tendo mestrado e doutorado, também em Direito Civil, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e pós-doutorado no Canadá.

Fonte: IRIB, com informações do STF.



Compartilhe