Em 03/05/2023

Observatório do agronegócio brasileiro aponta 1.692 fazendas localizadas no interior de terras indígenas


Relatório publicado afirma que áreas sobrepostas correspondem a 1,18 milhão de hectares.


O observatório do agronegócio no Brasil “De Olho nos Ruralistas”, coordenado pelo jornalista Alceu Luís Castilho, publicou um relatório intitulado “Os Invasores: quem são os empresários brasileiros e estrangeiros com mais sobreposições em terras indígenas”, produzido pelo núcleo de pesquisas da entidade. Segundo o documento, existem 1.692 fazendas localizadas no interior de terras indígenas, cuja somatória das áreas sobrepostas correspondem a 1,18 milhão de hectares.

De acordo com a informação publicada pela Agência Brasil, o relatório conta com mais de 100 páginas e teve como base o Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF), o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e o Sistema Nacional de Certificação de Imóveis (SNCI). O documento informa que, ao longo de seis meses, uma equipe multidisciplinar composta por jornalistas, geógrafos, historiadores e um especialista jurídico se debruçou sobre as informações de imóveis rurais cadastrados e certificados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e que as fazendas avançam mais sobre terras em demarcação.

Em entrevista concedida à Agência Brasil, Castilho afirmou que, embora o documento aponte 1.692 fazendas em situação ilegal, os casos de irregularidade não terminam aí. “Todos os dados que a gente divulgou podem ser multiplicados. Eles são uma amostra muito significativa, muito relevante, mas ainda uma amostra do que seria uma quantidade final de fazendas, propriedades supostamente privadas, em terras indígenas”, disse Catilho.

Leia a íntegra do Relatório.

Fonte: IRIB, com informações da Agência Brasil e do portal “De Olho nos Ruralistas”.



Compartilhe