Em 03/12/2010

Interconexão de dados entre países Iberoamericanos é tema de segunda palestra de hoje


Digitalização de documentos torna informações disponíveis a todos


A segunda palestra de hoje (03/12), mostrou a importância da interconexão de dados registrais entre os países, o que trará maior celeridade e praticidade ao processo.

O registrador espanhol José Torres Garcia explicou como funciona a Interconexión Registral Iberoamericana (IRI). “É um projeto que visa dar publicidade aos registros de qualquer país da comunidade Iberoamericana através da internet”. Segundo ele, dessa forma, não há a necessidade da petição em papel, via Correios, que pode levar meses, já que com o registro eletrônico pode-se obter os dados em horas.

De acordo com o vice-presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG-BR), Maurício Leonardo, a instituição tem trabalhado para que haja um banco de dados em cada uma das unidades do setor notarial e registral do país. “A ANOREG defende a formação de dados, mas de uma forma que nós chamamos de “light”, que nada mais é que um indicativo para notários e registradores. Assim podemos fornecer não só ao estado, mas também a população o que temos, o que existe e se existe”, afirmou ele.

Neste painel, estiveram presentes, também, o presidente do IRIB, Francisco Rezende , e o presidente da Câmara-e. Net, Manoel Matos.



Compartilhe