Em 03/12/2010

Chega ao fim o V Seminário Luso-Brasileiro de Direito Registral


Próxima edição do evento acontecerá em Portugal, em 2011


Para fechar o V Seminário Luso-Brasileiro de Direito Registral foi realizado um grande debate sobre a gestão eletrônica de documentos. A discussão teve intensa participação e intervenção da platéia, condensando a programação. Na oportunidade, os organizadores anunciaram para 2011 a realização do VI Seminário, que será em Portugal, e, também, a aliança feita com a Espanha tornando a sétima edição um Seminário Luso-Hispano-Brasileiro.

Participaram do debate o registrador de imóveis de São Paulo, George Takeda, representando a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP); o vice-presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG-BR), Maurício Leonardo; o presidente do IRIB, Francisco Rezende; o registrador de imóveis de Blumenau, Santa Catarina, Helio Egon Ziebarth e o diretor de Relações Internacionais do IRIB e coordenador do evento, Eduardo Pacheco. O palestrante Carlos Baratella, que atua na área de soluções de arquivos como serviços em Digitalização e Microfilmagem Eletrônica no Brasil e no exterior - fez uma explanação sobre o tema.

Enquanto se discutia a possibilidade de extinguir o meio físico, restringindo o registro para o meio eletrônico – ponto em que houve bastante divergência entre os presentes - Maurício Leonardo salientou que não há dificuldade para utilização de documentos digitais. Segundo ele, é importante que esse trabalho venha facilitar a acessibilidade e atender as demandas da população assim como do Governo.



Compartilhe

  • Tags