Em 13/09/2022

Instituto Brasil completa 34 anos de existência


Fundado no ano da Constituição cidadã, o IRTDPJBrasil consolidou-se como uma instituição criada, sobretudo, com a missão de fortalecer a especialidade em âmbito nacional.


Hoje, 9 de setembro, o Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil completa 34 anos de existência.
Fundado no ano da Constituição cidadã, o IRTDPJBrasil consolidou-se como uma instituição criada, sobretudo, com a missão de fortalecer a especialidade em âmbito nacional.

“Tenho a grande alegria de estar à frente do Instituto Brasil em um momento tão especial para o RTD e para o RCPJ. Vemos agora se concretizar o sonho dos nossos fundadores. São mais de três décadas auxiliando os colegas registradores a se modernizarem e a trabalharem em prol da unidade e da valorização da nossa atividade”, afirma o presidente do IRTDPJBrasil, Rainey Marinho.

“Os desafios foram muitos”, prossegue Marinho, registrador em Maceió/AL. Em sua opinião, o RTDPJ deixou há muito tempo de ser o "cartório menor" das especialidades e conquistou o seu protagonismo. “Não somos mais um mero anexo, somos essenciais para o ambiente de negócios do país, para a segurança jurídica de qualquer transação econômica e contratual. E mais: somos sinônimo de inovação tecnológica, celeridade e facilidade de serviços prestados no meio digital”, completa.

Segundo Rainey Marinho, o momento não poderia ser mais propício para o crescimento do RTDPJ, tendo em vista as recentes mudanças propiciadas pela Lei 14.382/2022, que criou o Sistema Eletrônico de Registros Públicos. “Estamos vendo se realizar grandes e antigas aspirações da nossa classe. O que meus antecessores vislumbraram lá atrás, agora, se concretiza”, diz, referindo-se especialmente aos ex-presidentes José Maria Siviero e Paulo Roberto de Carvalho Rêgo.

Fonte: Assessoria IRTDPJBrasil.



Compartilhe