Em 26/11/2019

Clipping – ABC do ABC - Morando autoriza regularização fundiária de 1.581 imóveis do Grande Alvarenga (SP)


Em curso na cidade desde o início de 2017, o maior programa de regularização fundiária da história de São Bernardo cumpriu neste domingo (24/11) mais um importante avanço.


Em curso na cidade desde o início de 2017, o maior programa de regularização fundiária da história de São Bernardo cumpriu neste domingo (24/11) mais um importante avanço. Em ato realizado na região do Grande Alvarenga, o prefeito Orlando Morando autorizou o início do processo para individualização das escrituras de 1.581 imóveis situados nos bairros Jardim Ipanema, Jardim Central e Jardim das Oliveiras, beneficiando 1.717 famílias que residem na região. A expectativa é a de que as escrituras dessas residências sejam entregues até março do próximo ano, sem custo algum aos moradores.

A ação, que faz parte do Programa “A Casa é Minha”, será conduzida pela Secretaria de Habitação que, nesta semana, já irá encaminhar requerimento ao Cartório de Registro para a individualização das escrituras. Ao todo serão investidos no processo R$ 1,1 milhão.

“Ao autorizarmos o processo de regularização fundiária do Jardim Ipanema, Central e das Oliveiras estamos concretizando um sonho antigo das famílias que aqui moram, que é ter a escritura de sua casa em mãos. Durante anos, esses moradores foram enganados com falsas promessas que agora demos fim com a assinatura da ordem de serviço. Desta forma, a nossa gestão está proporcionando segurança jurídica para milhares de famílias”, destacou o chefe do Executivo durante a assinatura da ordem de serviço.

O ato contou com a participação de moradores do bairro, além do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, do secretário de Habitação, João Abutaker e vereadores.

CONQUISTA - Três décadas após construir sua casa no Jardim Central, a dona de casa Esmeralda Maria Puia Pelegrino, 61 anos, finalmente pode comemorar ontem a concretização do primeiro passo para que ela possa ter em mãos sua escritura. “Pela primeira vez em 30 anos posso dizer com convicção que estou confiante que terei a escritura da minha casa. Agora tenho certeza que o processo irá para o cartório e passarei a ter segurança jurídica” desabafou.

O sentimento foi compartilhado pela orientadora de público Marlene Messias, 57, também moradora do Jardim Central. “Enfim a Prefeitura está fazendo um processo transparente com esclarecimentos de todo processo. Agora tenho segurança que deixarei minha casa para meus filhos e netos”.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - Desde o início da atual gestão, mais de 5.000 moradias foram regularizadas em São Bernardo. Entre os núcleos beneficiados estão: Vila dos Poetas, Jardim Belas Artes, Vila Mariana, FEI-Mizuho, Conjunto Nova Baeta/Pai Herói, entre outros. Até o fim do ano, a expectativa é chegar a aproximadamente 10 mil imóveis regularizados.

Fonte: ABC do ABC



Compartilhe