Em 07/10/2022

XLVII ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: Capital do Rio Grande do Norte já foi sede de Encontros do IRIB


Natal já sediou eventos nos anos de 2002 e 2010.


A cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, já foi sede de eventos promovidos pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB). Dois deles aconteceram simultaneamente, em 2002 e outro, em 2010. Foram eles, respectivamente: o XXIX Encontro dos Oficiais de Registros de Imóveis do Brasil, o 18º Encontro Regional do IRIB e o XXXVII Encontro dos Oficiais de Registros de Imóveis do Brasil.

Agora, depois destes eventos, o IRIB retorna à Natal com o XLVII ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL, que será realizado nos dias 09 a 11/11/2022 no SERHS NATAL GRAND HOTEL & RESORT e contará com o apoio do Registro de Imóveis do Brasil (RIB) e da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Norte (ANOREG/RN).

Nos eventos realizados em junho de 2002, foram tratados temas como matrícula, usucapião coletiva, títulos judiciais no Registro de Imóveis, locação, parcelamento do solo e alienação fiduciária, dentre outros. Estes temas, de grande relevância, não poderiam deixar de ser apresentados por grandes nomes do Direito Registral Imobiliário: Maria Helena Leonel Gandolfo, Ademar Fioranelli, Gilberto Valente, João Pedro Lamana Paiva, João Baptista Galhardo e Ulysses da Silva foram apenas alguns dos grandes nomes que estiveram presentes aos eventos, compartilhando seus conhecimentos acadêmicos e sua experiência à frente de suas respectivas Serventias. Além disso, naquele ano, o IRIB lançou seus primeiros Cadernos de Prática Registral. O primeiro volume, intitulado “Matrícula – uma abordagem prática”, foi escrito por Maria Helena Leonel Gandolfo. Já o segundo volume, “Estatuto da Cidade: aspectos registrários”, teve como autores João Pedro Lamana Paiva e Tiago Machado Burtet.

Já em 2010, sob a gestão do então Presidente do Instituto, Francisco José Rezende dos Santos, o IRIB debateu temas como problemas práticos sobre o registro da hipoteca; Cédulas de Crédito no Registro de Imóveis; registro de regularização fundiária, parcelamento do solo, condomínio edilício e incorporação imobiliária; georreferenciamento e retificações, dentre outros. Participaram daquele encontro nomes como: Ulysses da Silva; João Pedro Lamana Paiva; Mário Pazutti Mezzari; Flauzilino Araújo dos Santos, além de outros grandes conhecidos do Direito Registral Imobiliário.

Todo conteúdo destes encontros podem ser acessados em alguns cliques. Isso porque, o IRIB publicou edições especiais destes eventos nos Boletins do IRIB em Revista ns. 301 e 340, os quais estão disponíveis no IRIB Academia.

É com este espírito que o IRIB retorna à Natal para celebrar o XLVII ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL. Com novo formato, priorizando a troca de ideias e informações práticas, sendo marcado, também, pela proximidade, interação, acolhimento e pela retomada de laços de amizade e fraternidade, o XLVII Encontro terá como tema principal a Lei n. 14.382/2022 e as novas perspectivas do Registro de Imóveis brasileiro. Entretanto, atento às mudanças sociais ocorridas principalmente nos últimos anos, o IRIB também debaterá assuntos como boas práticas registrais, a importância da presença dos Registradores nas redes sociais e no cenário político nacional, Metaverso, LGPD, COAF...

Mais uma vez, depois de um breve intervalo em decorrência das condições sanitárias mundiais, o IRIB volta a promover seu mais tradicional Encontro, cumprindo, assim, seu papel Estatutário de promover e divulgar conhecimento na área Registral Imobiliária.

Não deixe de participar do XLVII Encontro para debater os relevantes temas que serão apresentados, além de se atualizar sobre outros assuntos relacionados à atividade registral imobiliária!

Saiba mais sobre o evento e faça sua inscrição no site oficial do XLVII Encontro.

Fonte: IRIB com informações dos organizadores.



Compartilhe