Em 25/01/2023

Vice-Presidente do IRIB participa das comemorações do 50º aniversário do IPRA-CINDER


Comemorações acontecem hoje na cidade de Bruxelas, na Bélgica.


Conforme divulgado anteriormente, o 1º Oficial do Registro de Imóveis de Campo Novo do Parecis/MT e Vice-Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), José de Arimatéia Barbosa, representa o Instituto em ato comemorativo relativo ao 50º aniversário do International Property Registries Association – Centro Internacional de Derecho Registral (IPRA-CINDER), realizado hoje, 25/01/2023, na cidade de Bruxelas/Bélgica. O convite ao IRIB foi encaminhado por Alfonso Candau, Secretário Geral do IPRA-CINDER.

Veja o convite e a resposta encaminhada ao Secretário Geral pelo Presidente do IRIB, Jordan Fabrício Martins:

Queridos/as colegas:

Como ya os hemos anunciado en repetidas ocasiones IPRA-CINDER cumple 50 años. Por ello, el próximo 25 de enero 2023 celebraremos en Bruselas un acto conmemorativo. Este acto consistirá en una conferencia inaugural y una mesa redonda en la que participarán cuatro miembros de CINDER. Para concluir, se proyectará el vídeo documental que hemos elaborado durante este año y en el que habéis participado algunos de vosotros. Te adjunto el programa del evento detallado.

Nos gustaría contar con tu presencia en Bruselas si es posible. Si no puedes participar de manera presencial te informo que el evento se retrasmitirá en Streaming.

Espero que de una manera u otra puedas acompañarnos en este evento tan importante para CINDER.

Un abrazo

Alfonso Candau

Secretario General

----------

Estimado Don Alfonso Candau,

E demais integrantes do IPRA-CINDER,

Sinto não estar presente neste momento glorioso para atividade registral, em plano internacional.

Como informado, reitero que o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB, se faz representar diretamente pelo nosso Vice-Presidente, José de Arimatéia Barbosa.

Tomo a liberdade de, por meio do presente, fazer uma singela - porém afetuosa - homenagem a esta que é uma das maiores entidades internacionais voltada ao desenvolvimento do registro público mundial, atividade essa sem a qual nenhum Estado de Direito teria condições de plena sustentação política, jurídica e institucional.

Neste cinquentenário do IPRA-CINDER, o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB, saúda a todos os seus integrantes, bem como a todas as instituições nacionais e internacionais dedicadas ao fomento e estudo da atividade e do direito registral. E agradecemos, profundamente, na sua nobre pessoa, Don Alfonso Candau, a todos que se dedicam de corpo e alma a este trabalho abnegado de representação e atuação efetiva pela maturação e evolução institucional e que reflete a preocupação sincera com o desenvolvimento sócio-econômico mundial. É o nosso trabalho pensando em todos, pensando em nós, a população deste magnífico planeta.

Muito obrigado!

Jordan F. Martins

Presidente do IRIB

As comemorações consistem em uma conferência inaugural e uma mesa redonda, onde participarão quatro membros do CINDER, além da exibição de um vídeo documental.

Veja algumas fotos encaminhadas por José de Arimatéia:

Veja a programação do evento (em inglês) e assista ao vídeo divulgado pelo IPRA-CINDER:

Antes de embarcar para Bruxelas, José de Arimatéia esteve em Amsterdã, na Holanda, em visita à Agência Holandesa de Cadastro, Registro de Terras e Mapeamento (KADASTER). Ambas as viagens foram custeadas integralmente por José de Arimatéia, não gerando quaisquer ônus para o Instituto.

CINDER 2012

Ainda sobre Amsterdã, vale lembrar que, em 2012, uma comitiva de registradores de imóveis brasileiros participou do Congresso Internacional de Direito Registral (CINDER), ocorrido nos dias 17 a 19 de setembro naquela cidade. O presidente do IRIB à época, Francisco José Rezende dos Santos, participou da programação oficial do evento no dia 18/9/2012 e estiveram presentes nesta comitiva Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza; José de Arimatéia Barbosa; Eduardo Sócrates Sarmento e Gabriel Alonso Landeta. Representando o Brasil, palestraram os registradores imobiliários, Sergio Jacomino e Flauzilino Araújo dos Santos e o advogado Melhim Chalhub.

Fonte: IRIB, com informações do IPRA-CINDER, Jordan Fabrício Martins e José de Arimatéia Barbosa.



Compartilhe