Em 27/09/2022

Vice-Presidente do IRIB modera painel em evento sobre Amazônia brasileira


Debates foram realizados na noite de ontem em simpósio realizado pelos Institutos Sagres e Federalista.


Conforme divulgado anteriormente, o 1º Oficial do Registro de Imóveis de Campo Novo do Parecis/MT e Vice-Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), José de Arimatéia Barbosa, participou como Moderador do painel intitulado “Amazônia – ideias para uma nova Geografia Política”, no “III Simpósio Amazônia Brasileira, Nossa para Sempre”, realizado na noite de ontem, 26/09/2022, pelo Instituto Sagres e pelo Instituto Federalista. Em sua apresentação, José de Arimatéia abordou, dentre outros assuntos, o Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (SINTER), cujo Decreto n. 11.208/2022 foi publicado no Diário Oficial da União de hoje, 27/09/2022.

A abertura do evento foi realizada por Verônica Korilio, do Instituto Sagres e Thomas Korontai, onde foi apresentada a Palestra Magna ministrada pelo General Maynard Marques de Santa Rosa, que tratou do tema “Formação do Grão Pará e Maranhão e Integração ao Brasil após a Independência.” Na sequência, foi apresentado o painel moderado por José de Arimatéia, do qual participaram como palestrantes e debatedores o Professor Ivomar Schuller da Costa, que apresentou palestra intitulada “Princípios para o redesenho territorial da Amazônia” e o Doutor Dircêo Torrecillas Ramos, que abordou o tema “Federalismo Assimétrico”. Os debates também tiveram a participação do General Luiz Eduardo Rocha Paiva, do Coronel Jacintho Lopes, de Ivomar Costa e de Marcondes Mendes de Araújo.

Assista ao vídeo do 1º dia do III Simpósio:

O segundo dia do evento será realizado hoje, 27/09/2022, a partir das 20h. O tema-eixo da noite de hoje será “Globalismo, Diplomacia e Segurança Nacional”, cujo painel terá como Moderador o General Marco Aurélio Vieira, e como debatedores e palestrantes o Professor Luiz Antônio Peixoto Valle (“Globalismo: origens e intenções”); o Comandante Robinson Farinazzo (“Globalismo: Consequências e ameaças reais”); o Embaixador Camillo Côrtes (“A Diplomacia na defesa dos interesses nacionais”); e o General Luiz Eduardo Rocha Paiva (“A Amazônia no Projeto de Nação – Integração e Segurança”).

Para assistir ao segundo dia, acesse o vídeo abaixo:

Confira a programação completa do III Simpósio.

Para saber mais, acesse os sites dos Institutos Sagres e Federalista.

Fonte: IRIB, com informações dos organizadores.



Compartilhe