Em 21/10/2022

TV Justiça estreia documentário sobre os 34 anos da Constituição Federal de 1988


O trailer do programa foi apresentado no Plenário do STF pela presidente da Corte, ministra Rosa Weber.


A TV Justiça apresenta neste domingo (23), às 22h, o documentário “34 anos da Constituição Federal - Garantia da Democracia Brasileira”, que narra o processo de elaboração da carta constitucional. O vídeo traz imagens e fotos da época, além de depoimentos de ministros e ministras do Supremo Tribunal Federal (STF), de autoridades constituintes e representantes da sociedade civil.

A presidente do STF, ministra Rosa Weber, apresentou o trailer do documentário durante a sessão plenária de quinta-feira (20). No vídeo, ela destaca as conquistas democráticas nas últimas três décadas e realça a participação popular e plural na construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

Nos depoimentos, os integrantes do STF destacam os pontos que consideram mais relevantes desse período, como a consolidação da transição do regime autoritário para a democracia constitucional, a ênfase nos direitos fundamentais, na igualdade, na liberdade e no equilíbrio entre os Poderes da República.

Conquistas femininas

O documentário enaltece, também, o papel das mulheres, com imagens da atuação delas na Assembleia Nacional Constituinte, em 1987, e da sessão de promulgação da Constituição. Há, ainda, depoimentos de deputadas constituintes e de outras lideranças femininas que atuaram para a garantia de direitos às mulheres no texto.

Serviço

Documentário “34 Anos da Constituição”
Estreia: 23/10 (domingo), às 22h

Reprises: 26/10, às 19h; 27/10, às 20h30; 28/10, às 22h30; e 29/10, às 10h.

Fonte: STF.



Compartilhe