Em 14/06/2023

Tocantins sai na frente em relação ao mercado de carbono


Matéria foi publicada pela revista Veja e destaca pioneirismo do Estado.


A revista Veja publicou notícia destacando o pioneirismo do Estado de Tocantins em implementar um mercado de carbono. A matéria, assinada por Matheus Leitão, informa que a iniciativa é a primeira a sair do papel no país e uma das primeiras no mundo, além de ressaltar a iniciativa do Governador do Estado, Wanderlei Barbosa (REPUBLICANOS), em assinar um acordo técnico e comercial “para o primeiro programa de certificação e comercialização de créditos de carbono jurisdicional no mercado de carbono.

Segundo a notícia, o acordo foi firmado com a empresa Mercuria Energy Trading, “uma das maiores empresas globais no segmento de energia e commodities”. De acordo com Barbosa, “com esse programa, o poder público assume a responsabilidade de aprimorar o arcabouço legal e institucional que o permitirá fazer uma gestão ambiental eficiente e, por meio de salvaguardas, garantir de forma transparente a repartição dos benefícios obtidos com a venda dos créditos de carbono.” Por despertar o interesse de outros Estados, o Programa REDD+ do Tocantins será apresentado em breve aos Governadores dos Estados Amazônicos, todos interessados em conhecer a iniciativa. Tais Estados “enxergam na modelagem adotada uma forma de tornar economicamente atrativa a política de conservação ambiental que muitas unidades da Federação têm criado nos últimos anos.

A reportagem de Leitão ainda destaca dois pontos. O primeiro, sobre a exigência de investimentos elevados para a entrada neste mercado. Segundo o texto, a Mercuria investirá “aproximadamente R$ 20 milhões em serviços técnicos para o cumprimento dos requisitos de qualificação em um padrão internacional e geração de créditos de carbono” e outros R$ 10 a 20 milhões no registro destes créditos. O segundo ponto é o interesse de países integrantes do Mercosul, com destaque para Chile, Argentina e Uruguai, em adotar modelo semelhante ao Programa REDD+ do Tocantins.

Leia a íntegra da notícia publicada pela revista Veja.

Fonte: IRIB, com informações da revista Veja.



Compartilhe