Em 20/08/2012

TJSC: Quase 4 mil candidatos participarão do concurso para cartórios


A comissão do concurso informa que a primeira etapa será realizada no domingo, dia 19/8, com início às 13h30


Cerca de 4 mil inscritos deverão participar da prova objetiva de seleção - composta de 100 questões de igual valor - para ingresso, por provimento ou remoção, na atividade notarial e de registro do Estado de Santa Catarina. Presidida pelo desembargador Sérgio Torres Paladino, a comissão do concurso informa que a primeira etapa será realizada no domingo, dia 19/8, com início às 13h30, na Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) – Pedra Branca, localizada na avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária, em Palhoça/SC.

Área de trabalho das mais disputadas em todo o Brasil, a carreira notarial e de registro mantém a mesma dinâmica no estado catarinense. A cada edição de certame para a atividade, diversos recursos, administrativos e judiciais, são interpostos para anulação de questões que os participantes acreditam inexatas. Muitas vezes houve alterações, inclusive em mais de uma assertiva. Há movimentação de todo tipo de ações e apelos a respeito das regras emanadas dos editais que normatizam e orientam todo o processo de seleção.

Existe publicação de edital para cada uma das etapas a que os interessados devem ser submetidos. Assim, em diversas oportunidades, a comissão de concurso enfrenta volumes acentuados de trabalho. Vencidos os módulos iniciais, chega-se, então, à data de aplicação dos exames. Depois disso, invariavelmente vêm os recursos.

Em outro âmbito, diretamente vinculado à sistemática extrajudicial do Brasil, alguns profissionais que trabalham nas serventias e cartórios, notadamente nas unidades eventualmente listadas entre as que estão vagas para concurso, igualmente apresentam ações e recursos em que questionam aspectos dos editais e das provas.

A comissão específica em caráter permanente de atuação, criada pelo TJSC, acompanhará todos os atos que envolvem o concurso, até seu resultado final.

Fonte: TJSC

Em 20.8.2012      



Compartilhe

  • Tags