Em 12/05/2015

TJMT recebe solicitação de abertura de Cartório de Registro de Imóveis em cinco municípios do estado


O número de cartórios dos municípios não atende o número de habitantes onde houve o maior aumento populacional do estado


O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMT), João Maria Lós, recebeu solicitação do deputado estadual Barbosinha (PSB) na sessão do dia 07/5, para que sejam realizados estudos sobre a possibilidade de abrirem mais Cartórios de Registro de Imóveis nos municípios de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã, sendo duas unidades para a Capital e Dourados, e uma unidade em cada uma das demais localidades.

Campo Grande conta atualmente com três Cartórios de Registro de Imóveis, enquanto Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã contam apenas com um para atender toda população.

Do ano de 2000 a 2014 o Estado de Mato Grosso do Sul, segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE), foi o décimo estado brasileiro com maior crescimento populacional, a taxa média de crescimento do número de habitantes nesse período foi de 1,66%, o que corresponde a 371.023 habitantes. No mesmo período em estatística publicada pelo IBGE as cidades de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã foram as que registraram maior aumento populacional do Estado.

“Com base nesses dados, notamos claramente que o número de cartórios destinados à realização dos procedimentos necessários para as averbações são considerados insuficientes, por isso solicitamos ao presidente do TJ, que sejam realizados estudos e mais Cartórios de Registro de Imóveis sejam abertos para melhor atender a população”, destacou o deputado Barbosinha.

A reivindicação atende um pedido encaminhado pelas imobiliárias, corretores de imóveis e moradores desses municípios, que buscam melhorias nos atendimentos de serviços notariais.

Fonte:A Crítica

Em 8.5.2015



Compartilhe