Em 10/11/2023

Sistema de Mercado de Terras e Atlas do Mercado de Terras são lançados pelo INCRA


Serviços servem para referenciar as tendências de valores de terras rurais de forma padronizada para todo o Brasil.


O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) lançou hoje, 10/11/2023, o Sistema de Mercado de Terras (SIMET) e o Atlas do Mercado de Terras. O lançamento foi realizado na sede do INCRA em São Luís/MA. Os sistemas servem para referenciar as tendências de valores de terras rurais de forma padronizada para todo o Brasil.

Segundo a informação publicada pelo INCRA, “os estudos, metodologicamente fundamentados, são feitos a partir de amostras de dados de preços de áreas reunidos e analisados regularmente em 244 regiões homogêneas convencionadas como Mercados Regionais de Terras (MRT).” O Instituto também aponta que, desde a década de 1990, “executa esse rigoroso processo de monitoramento por meio da coleta regular de informações, como transações, ofertas e opiniões, bem como pela elaboração de avaliações de imóveis para fins de incorporação ao Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).

O Diretor de Gestão Estratégica do INCRA, Gustavo Souto de Noronha, ressalta que “o Incra passa a fornecer, de maneira acessível, as informações mais precisas existentes no país sobre o preço da terra rural.” Já o Chefe da Divisão de Análises e Estudos do Mercado de Terras, Carlos Shigeaky, afirma que “são mais de 30 anos de experiência prática que credenciam o Incra a se manifestar publicamente sobre o valor da terra rural, um dos ativos de maior importância à economia nacional e, consequentemente, ao Estado.

Fonte: IRIB, com informações do INCRA. 



Compartilhe