Em 08/12/2022

SINTER: Receita Federal lança ferramenta hoje


Cerimônia de lançamento foi transmitida ao vivo pelo YouTube. IRIB foi representado pela ANOREG/BR.


A Receita Federal do Brasil (RFB) lançou hoje, 08/12/2022, às 14h, o Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (SINTER). O sistema é uma ferramenta de gestão pública que integra os dados cadastrais, geoespaciais, ambientais, fiscais e jurídicos, relativos aos imóveis urbanos e rurais, produzidos por órgãos públicos e pelos Cartórios. O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), representado pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG/BR), esteve presente na cerimônia, que também foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da RFB.

Segundo divulgado pela RFB, o SINTER “auxiliará os municípios, os governos estaduais e federal, mediante a disponibilização de dados sobre imóveis urbanos e rurais para planejamento eficaz de políticas públicas em diversas áreas, como infraestrutura, saúde, educação, saneamento, cultura, meio ambiente, segurança pública, terras indígenas, gestão fundiária e outras. O cadastro deixa de ser uma ferramenta exclusiva para fins de tributação.” Pela ferramenta, é possível visualizar graficamente imóveis urbanos e rurais em um mapa digital do território nacional. Com isso, “espera-se melhorias no ambiente de negócios e no mercado de crédito imobiliário e agrícola, devido à identificação única e georreferenciada do imóvel.”

A RFB também informa que os Municípios que aderirem ao SINTER terão acesso sem custo ao Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB); ao cadastro de imóveis rurais do próprio Município; ao Cadastro Nacional de Obras (CNO) e às transações imobiliárias com imóveis realizadas no seu território, dentre outros acessos.

Assista ao lançamento do SINTER no vídeo abaixo:

Fonte: IRIB, com informações da Receita Federal do Brasil.



Compartilhe