Em 23/09/2013

Secretaria do Patrimônio da União cede área para o Incra em Pernambuco


Parte dos moradores da localidade reivindicaram a área, pois havia 1.325 hectares do imóvel pertencente à União


A Superintendência Regional do Incra em Pernambuco assinou na sexta-feira 20, Contrato de Cessão de Uso, sob o regime de Concessão de Direto Real de Uso Gratuito, com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), parte do imóvel conhecido como Engenho Salgado, no município de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife.

A cerimônia ocorreu na sede da SPU em Pernambuco e contou com as presenças dos superintendentes do Incra e do SPU, Luiz Aroldo e Paulo Ferrari, do coordenador regional da Comissão Pastoral da Terra, Plácido Júnior , do presidente da Associação da Área de Mangue do Município de Ipojuca, Geraldo Hilário dentre outros representantes de trabalhadores e moradores da área.

O imóvel denominado Engenho Salgado fica no entorno das áreas da Usina Salgado e era por ela utilizada no plantio de cana-de-açúcar. Parte dos moradores da localidade reivindicaram a área, pois havia 1.325 hectares do imóvel pertencente à União. Foram repassados 310 hectares ao Incra mas, segundo Paulo Ferrari, a ocupação de toda a área da usina foi cancelada. “Houve muitos conflitos no imóvel. Inclusive a usina tentou impedir a instalação de luz elétrica nas casas dos moradores por parte do Governo Federal através do programa Luz para Todos”, afirmou Geraldo Hilário.

Na próxima quinta-feira 26, técnicos do Incra/PE se reunirão novamente com o SPU para traçar as estratégias de continuidade aos trabalhos de destinação da área. Ainda é necessário fazer georreferenciamento e certificar a área restante, por exemplo, antes do repasse.

Geraldo Hilário disse que a comunidade esperava ansiosa por este momento e completou dizendo que acompanhará pessoalmente o cadastramento das famílias que se iniciará na segunda-feira 30. Ainda segundo ele, hoje vivem cerca de 310 famílias na localidade.

Fonte: Incra

Em 20.9.2013



Compartilhe