Em 07/06/2021

SARE é homologado pela CGJPB e pela ANOREG/PB


Sistema de Arrecadação de Emolumentos chega à versão 1.4.


A Diretoria de Tecnologia da Informação (DITEC) do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB) apresentou à Corregedoria-Geral da Justiça do TJPB (CGJPB), em 03/06/2021, a versão 1.4 do Sistema de Arrecadação de Emolumentos (SARE), bem como o cronograma para implantação do sistema nas Serventias Extrajudiciais. O sistema será submetido à um ciclo de testes completos e se destina à emissão de guias prévias e recolhimentos dos Cartórios Extrajudiciais.

O SARE foi apresentado pelo Gerente de Sistemas da DITEC, Júlio Paiva. Durante a apresentação, Paiva demonstrou a operação dos itens inseridos na plataforma, entre eles: Emissão de Guias Externas (entre Cartórios Externos), Guias de Comunicação e Controle de Acesso.

O 1º Tabelionato de Notas e de Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de João Pessoa - Zona Sul (Cartório Carlos Ulysses) será o responsável pela utilização do projeto-piloto durante todo o mês de julho, com a finalidade de analisar o comportamento do sistema. A implantação no Cartório Carlos Ulysses foi sugerida previamente pela Associação dos Notários e Registradores da Paraíba (ANOREG/PB). Segundo o Diretor de Tecnologia da Informação (TI) do TJPB, Ney Robson, o sistema será expandido para as demais Serventias somente após a análise e ajustes. A previsão de implantação nos demais Cartórios é a partir do dia 02/08/2021. “Fizemos um trabalho com muitas mãos, com orientações da Corregedoria e da Anoreg-PB (Associação dos Notários e Registradores da Paraíba). Trazemos uma proposta de implementação do SARE com segurança para o Tribunal e com a intenção de levarmos algo maduro e bem testado para os cartórios”, afirmou o Diretor. Durante o período de testes, além do suporte, serão realizadas reuniões semanais com o Cartório para colher os retornos sobre as facilidades e dificuldades enfrentadas, informou Júlio Paiva.

O Corregedor-Geral de Justiça, Desembargador Fred Coutinho, agradeceu o empenho de toda a equipe de TI do TJPB e o brilhantismo impresso no projeto. Segundo o Juiz Corregedor, Ely Jorge Trindade, o SARE chegou a entrar em funcionamento, mas foi suspenso temporariamente para implementação dos ajustes, apontados e requeridos pela ANOREG/PB em sede de Mandado de Segurança. Para o Presidente da Associação, Germano Toscano de Brito, o trabalho foi bem realizado até o momento. “Estou satisfeito em ver o desenvolvimento por meio da coparticipação. Manipular o serviço público exige muito cuidado, porque, na ponta, há uma grande repercussão. E nossa preocupação é oferecer qualidade ao usuário do serviço de notas do Estado da Paraíba.” O juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Euler Jansen, também assistiu à apresentação da nova versão do sistema e afirmou: “Trata-se de um grande marco para que o controle seja feito pelo TJPB. O plano de implementação, com um projeto-piloto ser desenvolvido, demonstra o cuidado com o qual a Administração pauta o aperfeiçoamento de suas realizações.”

Saiba mais sobre o assunto:

Fonte: IRIB, com informações da Gerência de Comunicação do TJPB (Gabriela Parente).



Compartilhe