SAEC completa dois anos de existência
Mais de 3.600 Cartórios já estão integrados ao sistema, segundo CNJ.
	A Agência CNJ de Notícias publicou matéria ressaltando que o Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado (SAEC) completa hoje, 21/09/2023, dois anos de criação. O sistema, lançado pela Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CN-CNJ), já conta com 3.621 Cartórios integrados, segundo dados relativos ao mês de agosto, divulgados pela Agência.
A notícia ressalta a facilidade de obtenção de diversos serviços remotamente a partir de um canal único de atendimento e destaca que “a responsabilidade pela reunião das unidades cartoriais é do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), que tem como agente regulador a Corregedoria Nacional de Justiça.” Para o Presidente do ONR, Flauzilino Araújo dos Santos, “o acesso único a todos os cartórios de registro de imóveis é um avanço que promoverá a melhoria do ambiente de negócios e o desenvolvimento social e econômico do país”, aponta a notícia.
Já a Juíza Auxiliar da CN-CNJ, Carolina Ranzolin, afirmou que, para o cumprimento integral das funcionalidades dos serviços eletrônicos pelos Registros de Imóveis, conforme previsto no Código Nacional de Normas do Foro Extrajudicial (CNN/CN/CNJ-Extra), ainda faltam ser desenvolvidos pelo ONR: a Base Estatística, o Mapa de Registro de Imóveis do Brasil e a Camada dos Sistemas dos Cartórios do Registro Eletrônico de Imóveis (SC/SREI). Segundo a notícia, a Magistrada ressalta que a CN-CNJ e o ONR “estão em constantes tratativas para que esses serviços possam ser viabilizados o mais breve possível.”
Fonte: IRIB, com informações da Agência CNJ de Notícias.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Sistema de Gestão Fundiária certifica 1 milhão de imóveis rurais e reforça a segurança jurídica e desenvolvimento no setor rural brasileiro
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
 - Regularização fundiária
 - Registro eletrônico
 - Alienação fiduciária
 - Legislação e Provimento
 - Artigos
 - Imóveis rurais e urbanos
 - Imóveis públicos
 - Geral
 - Eventos
 - Concursos
 - Condomínio e Loteamento
 - Jurisprudência
 - INCRA
 - Usucapião Extrajudicial
 - SIGEF
 - Institucional
 - IRIB Responde
 - Biblioteca
 - Cursos
 - IRIB Memória
 - Jurisprudência Comentada
 - Jurisprudência Selecionada
 - IRIB em Vídeo
 - Teses e Dissertações
 - Opinião
 - FAQ - Tecnologia e Registro
 
Últimas Notícias
- Penhora. Depositário – nomeação. Requisito legal.
 - Integralização de capital social. Aquisição por sucessão hereditária. Parte ideal – indisponibilidade averbada. Restrição – cancelamento – necessidade.
 - Retificação de área e o provimento CNJ 195/25 – Grilagem de terras e controle da malha imobiliária – Parte 7
 
