Em 20/10/2015

Ricardo Dip ministra a palestra magna do Encontro Nacional


O desembargador do TJSP tratou do tema ?Da permanência dos princípios registrais?


Coube ao desembargador Ricardo Dip, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, a tarefa de abrir a programação de palestras do XLII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, que ocorre em Aracaju, Sergipe, reunindo registradores imobiliários de todo o país.

Grande estudioso da área notarial e registral, o conferencista resgatou incialmente o papel histórico do IRIB enquanto “centro de atração e de desenvolvimento da comunidade brasileira da ciência, da prudência e da técnica do Direito registral imobiliário”.

Coordenador das serventias extrajudiciais da Corregedoria Nacional da Justiça, Ricardo Dipdestacou o fato de que, nos últimos tempos, valiosos doutrinadores do Direito Registral Imobiliário brasileiro abdicaram do sujeito universal do saber científico, limitando-se a incursões nominalistas ou voluntaristas sobre matérias particulares. “Não há, porém, possível saber científico sobre sujeito particular. A retomada da meditação sobre os princípios registrais é pressuposto necessário para revitalizar a ciência do Direito Registral", afirmou

Na opinião do magistrado, a referência aos princípios registrários, nas produções brasileiras contemporâneas, tem sido muita vez demasiadamente trivial. “Quase ao modo de uma ilusão sinóptica, sem que nos projetemos ao aprofundamento de seu imenso potencial”, disse.

Ao final, Ricardo Dipvoltou a mencionar o IRIB, agora em seu momento atual. “Vejo com muita esperança a gestão do presidente Lamana Paiva, que parece inclinar-se à revitalização da comunidade da doutrina registral. A clave desse renascimento está na redescoberta do valor dos princípios registrais”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB

Em 20.10.2015
 



Compartilhe