Em 10/04/2023

Revista Veja publica matéria sobre irregularidades imobiliárias


Segundo articulista, 50% dos imóveis no Brasil têm algum tipo de irregularidade.


O portal da Revista Veja publicou, no dia 06/04/2023, a matéria de autoria da publicitária, consultora imobiliária e advogada pós-graduada em Direito imobiliário, Renata Firpo, intitulada “Como o Brasil virou destaque mundial em irregularidades imobiliárias”, onde ressalta a modernização dos Cartórios de Registros de Imóveis para resolver, de “forma rápida e sem muita burocracia”, muitas destas situações irregulares.

Renata Firpo aponta que, “cerca de 50% dos imóveis no Brasil têm algum tipo de irregularidade, segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, com dados de 2019. A irregularidade mais comum é a falta de escritura, que atinge metade dos 60 milhões de domicílios urbanos no país.” A publicitária ressalta que “um imóvel irregular é aquele que não tem registro ou que seu registro ainda não foi atualizado dentro da sua realidade de área ou com relação aos proprietários, por exemplo.

Para a colunista, “as causas da quantidade absurda de irregularidades registradas no país são diversas”, e passam, desde os primórdios da organização territorial do Brasil, até a ausência de políticas públicas, pela desinformação das pessoas e pela comercialização ilegal dos imóveis. Firpo também menciona os prejuízos econômicos, uma vez que os Municípios ou a União deixam de arrecadar os respectivos tributos relativos aos imóveis e suas transações.

Independentemente de políticas de incentivo promovidas pelo poder público, a situação irregular de um imóvel pode ser resolvida, muitas vezes, de forma rápida e sem muita burocracia, pois hoje contamos com a modernização dos cartórios de registros de imóveis que permite muito mais celeridade no processo, além da assessoria de profissionais cada vez mais especializados para resolver as questões imobiliárias”, conclui.

Leia a íntegra da notícia publicada no portal da Revista Veja.

Fonte: IRIB, com informações da Revista Veja.



Compartilhe