Em 17/03/2021

Reurb é pauta nos Registros de Imóveis de Minas Gerais


Cartórios de Iturama e Coronel Fabriciano destacam-se nas regularizações fundiárias.


A Regularização Fundiária Urbana (Reurb) é um dos principais temas nacionais com grande impacto na atividade Registral Imobiliária. Em Minas Gerais, os Cartórios de Iturama e Coronel Fabriciano enfrentam o problema e mostram expressivos resultados. Saiba mais.

De acordo com as informações do site do Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais (CORI/MG), o Registro Imobiliário de Iturama apostou na troca de experiências e no diálogo com o Poder Público. Segundo Viviane Morimotta dos Santos Ladeia, Registradora Substituta da Serventia, “estabelecer um canal de diálogo evita que os procedimentos sejam feitos de forma incorreta. Acompanhar desde o início permite eles que compreendam os ritos e que o trabalho siga em bom fluxo.” Contudo, a cooperação também deve ser estendida aos demais Cartórios, pois, em razão das particularidades de cada situação, é preciso buscar ajuda com outros Registradores de Imóveis e renovar o conhecimento.

Por sua vez, o Registro de Imóveis de Coronel Fabriciano registrou, em 23 (vinte e três) dias, 247 (duzentas e quarenta e sete) unidades no bairro Santo Cruz, na sede da Comarca. Um prazo recorde. O trabalho prevê regularizar 2.000 (dois mil) lotes. Segundo Vinícius Guimarães, Oficial Registrador, para que os procedimentos sejam concluídos com sucesso, é preciso seguir boas práticas e a efetiva participação do Cartório no processo. “É preciso estabelecer desde o início um acompanhamento próximo, estar disponível para orientar e ser acessível. Trata-se de um processo em que todos aprendem juntos”, afirma o Oficial.

Fonte: IRIB, com informações do CORI/MG. 



Compartilhe