Em 31/01/2024

Registro de Imóveis do Brasil divulga Indicadores do Registro Imobiliário


Documento reúne dados relativos ao mês de novembro/2023.


O Registro de Imóveis do Brasil (RIB) divulgou o documento intitulado “Indicadores do Registro Imobiliário – Informe/Novembro de 2023”. O informe é resultado da parceria firmada entre o RIB e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e tem como objetivo divulgar dados relativos às operações imobiliárias.

O informe apresentou os últimos resultados por Município, bem com a sua evolução e variação anual. Os dados apresentados referem-se aos Municípios de São Paulo (SP); Rio de Janeiro (RJ); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Recife (PE); Fortaleza (CE); Campo Grande (MS); Campinas (SP); Ribeirão Preto (SP); Santos (SP); São José dos Campos (SP); Guarulhos (SP); Joinville (SC); Londrina (PR) e Maringá (PR).

Leia a íntegra do documento.

De acordo com o site do RIB, “a publicação de dados e informes estatísticos por parte do Registro de Imóveis é prática consumada em países desenvolvidos como Reino Unido (Her Majesty Land Registry) e Espanha (Registradores de España), entre outros. Nos países em desenvolvimento, porém, tal prática é menos difundida. Com o propósito de colocar o Brasil na fronteira da qualidade da informação sobre o mercado imobiliário, o Registro de Imóveis do Brasil, em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), trataram os dados relativos às transferências imobiliárias registradas nos cartórios de registro de imóveis.

Conheça o Portal Estatístico Registral.

Fonte: IRIB, com informações do RIB. 



Compartilhe