Em 03/03/2023

Registradores de Imóveis do interior de SP se reúnem com ITESP


Objetivo foi debater a titulação das áreas de assentamento rural no Pontal do Paranapanema.


Registradores de Imóveis do interior do Estado de São Paulo se reuniram ontem, 02/03/2023, com representantes do Instituto de Terras do Estado de São Paulo de Presidente Prudente (ITESP). O objetivo da reunião foi debater a titulação das áreas de assentamento rural no Pontal do Paranapanema. A comitiva de Registradores de Imóveis sugeriu um modelo de procedimento para ser adotado na região pelas Serventias envolvidas.

A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo – “José Gomes da Silva” – (ITESP) é o órgão responsável pelo planejamento e execução das políticas agrária e fundiária do Estado de São Paulo. O ITESP é responsável atualmente por 140 assentamentos numa área total de 153.539,52ha.

Segundo a informação enviada ao Boletim do IRIB, estiveram presentes à reunião o Diretor Executivo do ITESP, Guilherme Piai Silva Filizzola, além do Diretor do Instituto, Gabriel Veiga, do Engenheiro Cartógrafo responsável pelo setor de Georreferenciamento no ITESP, Vagner Souza Machado, e de outros funcionários do ITESP. A comitiva de Registradores de Imóveis foi formada por Lucila Paula Cruz Carvalho (de Teodoro Sampaio); Dirceu Duenhas Júnior (de Presidente Venceslau); Lucas Martins de Oliveira (de Santo Anastácio); Cassimiro Dias de Almeida (de Presidente Epitácio) e Izaías Gomes Ferro Júnior (de Pirapozinho).

Ainda de acordo com a informação, as demais comarcas envolvidas serão Rosana, Mirante do Paranapanema, Presidente Bernardes e Tupy Paulista. Já as Comarcas de Presidente Prudente e Regente Feijó, não têm assentamentos, mas possuem terras devolutas que estão sendo regularizadas.

Veja abaixo algumas fotos da reunião:

Fonte: IRIB, com informações de Izaías Gomes Ferro Júnior.



Compartilhe