Em 09/08/2022

Rádio Justiça aborda questão da tecnologia 5G e seu impacto no mercado imobiliário


Entrevista com Júlio Delamôra tratou da locação de espaços para instalação de antenas de telefonia.


A Rádio Justiça, emissora pública de caráter institucional do Poder Judiciário administrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), entrevistou, no programa “Revista Justiça”, o Advogado Especialista em Direito Imobiliário, Júlio Delamôra. O tema da entrevista foi os reflexos da tecnologia 5G no mercado imobiliário, especialmente, quanto à locação de espaços para instalação de antenas de telefonia.

A entrevista tratou de assuntos como a necessidade de adaptação dos agentes integrantes do mercado imobiliário, como, advogados, imobiliárias, locadores, locatários etc., frente à demanda por áreas de instalação das antenas; a preferência das operadoras de telefonia em relação aos telhados dos edifícios e a necessidade de adequação pelos edifícios aos requisitos e exigências de segurança, manutenção etc.

Júlio Delamôra ainda esclareceu que a definição do local para instalação da antena é feita pela operadora de telefonia, independentemente da preferência do locador ou do mercado imobiliário e ressaltou a necessidade, dentre outras, da realização de assembleia para autorização, pelo condomínio, para locação do telhado do edifício.

Por fim, o advogado ainda destacou que tais contratos de locação envolvem relações muito estáveis e que os prazos destas locações têm variado entre 10 e 30 anos.

Ouça a íntegra da entrevista.

Fonte: IRIB, com informações da Rádio Justiça.



Compartilhe