Em 11/04/2022

Programa “Brasil em Pauta” entrevista Presidente do IPHAN


Entrevista foi exibida pela TV Brasil no último domingo e abordou, dentre outros assuntos, a dimensão do Instituto.


O programa “Brasil em Pauta” entrevistou ontem, 10/04/2022, a Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Larissa Peixoto. A entrevista, exibida pela TV Brasil, abordou, dentre outros assuntos, a dimensão das atividades exercidas pelo IPHAN, inclusive, no que diz respeito às licenças ambientais para empreendimentos que serão construídos e ao sistema de análise do patrimônio histórico e artístico nacional.

Larissa Peixoto destacou a quantidade de sítios arqueológicos, bens tombados e centros históricos que são preservados pelo IPHAN. Além disso, explicou a importância do IPHAN na atuação em processos de licenciamento ambiental para construção de empreendimentos, seja no âmbito Federal, Estadual ou Municipal, bem como a atuação do Instituto nos casos da chamada “Análise de Intervenção em Bens Tombados”, como ocorre nos casos de centros históricos.

A Presidente do Instituto também destacou a utilização de um sistema automatizado que deu mais agilidade à análise de processos, permitindo que o trâmite daqueles que estavam parados a mais de 10 anos tivesse prosseguimento. De acordo com Larissa Peixoto, 70% dos pedidos são analisados pelo próprio sistema, permitindo que os técnicos se dediquem aos outros 30% que possam gerar algum impacto ao patrimônio histórico.

Assista a íntegra da entrevista:

Fonte: IRIB, com informações da TV Brasil e da Agência Brasil (Foto: Marcello Casal Jr.).



Compartilhe