Em 05/05/2023

Programa de Capacitação Cartório TOP 2023 auxilia na implantação da NBR 15906/2021


O Cartório TOP é uma preparação importante para os cartórios que desejam concorrer ao Prêmio de Qualidade Total ANOREG – PQTA, pois segue as diretrizes de qualidade e excelência estabelecidas pela norma.


Com a publicação da NBR 15906/2021 muitos profissionais do setor se perguntam como se adequar às novas exigências. A norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece requisitos de sistemas de gestão empresarial com o intuito de demonstrar a capacidade de serviços notariais e de registros de gerirem seus processos com qualidade, satisfazendo as partes interessadas de maneira a atender aos requisitos legais, elementos de gestão socioambiental, saúde e segurança ocupacional, visando a excelência nos serviços. Nesse sentido, a plataforma de capacitação Cartório TOP, da Anoreg/BR, apresenta uma solução prática e eficiente.

A norma é a base do Programa de Capacitação Cartório TOP 2023, que tem como objetivo preparar as serventias para cumprirem boas pra?ticas de gesta?o da qualidade voltadas à interpretac?a?o da norma NBR 15906:2021 e aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030 da ONU.

Com o Cartório TOP, as serventias irão utilizar uma metodologia desenvolvida e implementada por meio de aplicativo via WEB, que permite ao cartório fazer uma autoavaliação da sua gestão por meio de uma lista de verificação de requisitos da norma NBR 15906:2021, contendo questões referentes aos diversos aspectos administrativos de uma serventia, sendo eles:

  • Contexto do SNR;
  • Liderança;
  • Planejamento;
  • Apoio;
  • Operação;
  • Avaliação de desempenho;
  • Melhoria;
  • Objetivos de desenvolvimento sustentável.

Os módulos do programa contam com a participação de especialistas em gestão e qualidade, além de profissionais do próprio setor notarial e registral. As aulas são ministradas por meio de videoaulas, materiais de apoio e exercícios práticos.

Quais os benefícios da implantação da NBR 15906

Entre os benefícios da implementação da norma e posterior certificação, estão: alcançar mais eficiência nos processos internos e na qualidade dos serviços extrajudiciais prestados à sociedade; reduzir custos e aumentar a rentabilidade da serventia, decorrentes da otimização dos processos; conquistar notoriedade da serventia em um mercado altamente competitivo; consolidar a imagem do cartório junto à sociedade, fortalecendo seus laços de confiança com a comunidade local; aumentar a satisfação dos usuários dos serviços e fidelizar esse público.

O Cartório TOP é uma preparação importante para os cartórios que desejam concorrer ao Prêmio de Qualidade Total ANOREG – PQTA, pois segue as diretrizes de qualidade e excelência estabelecidas pela norma.

As inscrições no Programa de Capacitação Cartório TOP estão disponíveis para todos os Serviços Notariais e Registrais do país, independentemente do tamanho, especialidade ou localização geográfica. O Cartório pode se inscrever no site www.anoreg.org.br/cartoriotop. E o melhor de tudo: o investimento é acessível, apenas R$ 450,00 até o dia 31 de maio de 2023. Depois dessa data, o valor passa a ser R$ 550,00. Não perca tempo e garanta já a sua inscrição no Cartório TOP!

Fonte: Assessoria de Comunicação Anoreg/BR.



Compartilhe