Em 18/10/2022

Presidente e Vice-Presidente do IRIB participam de live sobre a nova era do Registro de Imóveis


Transmissão foi promovida pelo RIB em decorrência das celebrações dos 179 anos do sistema de Registro de Imóveis nacional.


O Presidente e o Vice-Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), respectivamente, Jordan Fabrício Martins e José de Arimatéia Barbosa, participaram na noite de ontem, 17/10/2022, da live promovida pelo Registro de Imóveis do Brasil (RIB) intitulada “A nova era do Registro de Imóveis”. A transmissão foi realizada no canal do RIB no YouTube e integra o conjunto de ações referentes à campanha nacional para celebração dos 179 anos do sistema de Registro de Imóveis nacional. A data será comemorada no dia 21/10/2022 e remonta à criação do Registro Geral de Hipotecas (Lei n. 317/1843), no reinado de Dom Pedro II, representando o primeiro regramento jurídico nacional sobre o registro de propriedades no país.

A live foi mediada pela Diretora de Comunicação do RIB e Vice-Presidente do IRIB pelo Estado do Paraná, Caroline Feliz Sarraf Ferri. Representando o RIB, estiveram presentes o seu Presidente e seu Vice-Presidente, respectivamente, Flaviano Galhardo e Sérgio Ávila Doria Martins, que também é Vice-Presidente do IRIB pelo Estado do Rio de Janeiro. O Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) foi representado por seu Presidente, Flauzilino Araújo dos Santos.

O objetivo do “bate-papo” foi contextualizar a nova era do Registro Imobiliário do país e retomar as origens do Registro de Imóveis, além de abordar os próximos passos a serem seguidos. Ao final, também foi apresentado o projeto para celebração dos 180 anos, cujo tema integra um dos painéis do XLVII ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL, promovido pelo IRIB, que será nos dias 09 a 11/11/2022 no SERHS NATAL GRAND HOTEL & RESORT, localizado na cidade de NATAL/RN. O RIB e a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Norte (ANOREG/RN) apoiam o evento.

Veja como foi:

Sobre o RIB e a ação integrada

Composto por 22 associações estaduais, representando mais de 3.500 registradores de imóveis, o RIB tem a missão de fomentar, aprimorar e auxiliar na modernização dos serviços prestados pelos Oficiais de Registro de Imóveis. Com isso, contribui para o melhor ambiente de negócios, para a segura concessão do crédito, para a distribuição de riquezas e para o desenvolvimento econômico brasileiro. Além disso, o RIB tem consciência das diferenças regionais que caracterizam o Brasil, e, portanto, busca levar as melhores iniciativas e soluções aos registradores dos quatro cantos do país.

Em relação à ação integrada, a campanha deste ano, com o mote “Registro de Imóveis: há 179 anos registrando os sonhos dos brasileiros”, destaca não só o papel social dos mais de 3.600 registros de imóveis espalhados pelo país, mas também sua relação com o sonho e o direito à moradia. Até o final de outubro, serão divulgados posts nas redes sociais sobre os serviços realizados, curiosidades, números que demonstram a extensão da atividade, bem como novidades e desafios da área. Registros de imóveis de todo o país e entidades parceiras receberão também um press kit digital com materiais informativos para compartilhamento, como posts, banner, entre outros – todos com a aplicação do selo comemorativo.

Fonte: IRIB com informações dos organizadores.



Compartilhe