Em 18/07/2016

Presidente do TJPE visita o Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre/RS


No encontro foram debatidos assuntos sobre regularização fundiária e o projeto "More Legal"


O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, desembargador Leopoldo de Arruda Raposo visitou, na sexta-feira, 15/7, as instalações do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre/RS. Na oportunidade, foi recebido pelo oficial registrador João Pedro Lamana Paiva, e presidente do IRIB.

Participaram da comitiva do presidente do TJPE, o juiz auxiliar Ailton Alfredo de Souza e as assessoras da Procuradoria do Município de Petrolina, Ana Paula Carneiro e Paula Valgueiro. Na pauta do encontro, assuntos como a regularização fundiária e o projeto “More Legal”, que é uma modalidade específica de regularização desenvolvida pelo Poder Judiciário, no Rio Grande do Sul, com grande sucesso.

Os visitantes puderam conhecer tecnologias exclusivas do RI da 1ª Zona de Porto Alegre, tais como: o sistema de matrículas online, o monitoramento de matrículas e o serviço de autoatendimento, disponibilizados aos usuários dos serviços registrais.

O Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre é o mais antigo da capital gaúcha. Tem sua origem histórica no ano de 1865, quando foi criado em decorrência da denominada “Lei de Hipotecas” (Lei nº 1.237), de 1864. Essa lei criou o primeiro sistema registral imobiliário do Brasil que passou a conferir ao ato registral de transcrição do título aquisitivo da propriedade imóvel o efeito de oponibilidade contra terceiros.  No ano passado, como parte das comemorações de 150 anos, foi lançado um livro que resgata toda trajetóri da instituição, da fundação aos dias atuais.

Fonte: Agência Gestão News

Em 15.7.2016



Compartilhe