Em 03/02/2016

Presidente do IRIB participa de evento promovido pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul


Assembleia de Verão aconteceu nos dias 28 e 29 de janeiro, no auditório da Universidade Luterana do Brasil, em Torres


A Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul (Famurs) promoveu, na semana passada, 28 e 29 de janeiro, a tradicional Assembleia de Verão. O evento aconteceu em Torres, no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), com o tema central “Ideias para superar a crise”. Na edição deste ano, o objetivo principal foi a promoção de um amplo debate sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios e as perspectivas para a economia em 2016.

O presidente do IRIB e oficial titular do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre/RS, João Pedro Lamana Paiva, foi convidado a participar do painel que abordou o tema “Instrumentos para regularização fundiária”, na manhã do dia 29. Também participaram da mesa o presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, Paulo Ávila; a defensora pública Adriana Schefer; o diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra, Richard Martins Torsiano; e Estéder Xavier Jacomini, representando a Famurs.

No evento, além da programação de palestras, foi lançada a “Cartilha de orientação para o uso de instrumentos de regularização fundiária no Rio Grande do Sul”, fruto de uma parceria firmada, em julho de 2015, entre a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, o Colégio Registral do Rio Grande do Sul, a Famurs e o Colégio Notarial do Brasil – Seção RS. Todos colaboraram na realização da publicação.

“A cartilha traz informações capazes de orientar a respeito de como pode ser realizada a regularização fundiária. Trata-se de um plano piloto, que já está sendo executado no Rio Grande do Sul. A ideia, caso dê certo, é adotar as medidas em todo o Brasil”, disse Lamana Paiva.

Veja a cartilha

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB

Em 02.02.2016



Compartilhe