Em 12/01/2021

Nota de pesar: falecimento do Dr. Jether Sottano


Fundador e ex-presidente do IRIB deixa importante legado para o Registro de Imóveis do Brasil.


É com imenso pesar que o IRIB recebe a notícia do falecimento do Dr. Jether Sottano. Nascido em 1918, Sottano formou-se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1941 e ingressou na carreira cartorária em 1944. Tornou-se Oficial do 6º Registro de Imóveis de São Paulo em 1960. Representou o Registro de Imóveis na diretoria da Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de São Paulo por cerca de dez anos, em companhia do Dr.Júlio Chagas. 

Foi a partir dessa parceria que teve início a concepção do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil: na sua fundação, Júlio Chagas foi instituído como presidente e Jether Sottano, vice. Em 1977, um problema de saúde levou Chagas a renunciar de seu cargo e Sottano é conduzido à presidência da entidade, junto de Elvino Silva Filho, Maria Helena Leonel Gandolfo e Fernando Silveira. 

O legado de Jether Sottano para o Registro Imobiliário brasileiro é imensurável. Além de suas contribuições políticas para a classe, por meio de sua participação nas entidades associativas, produziu grandiosa obra acadêmica, contribuiu para a formação de novas gerações de registradores e trabalhou incansavelmente para a elevação da atividade registral. 

Sobre essa perda, o atual presidente do IRIB tece o seguinte comentário:

O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB manifesta suas profundas condolências pelo falecimento do Registrador Jether Sottano (SP). Sócio fundador e ex-Presidente do Instituto, personificou um século de humanismo e profissionalismo. Sua história e exemplo nos dão pleno conforto espiritual. Desejamos muita paz especialmente à família e amigos mais próximos. 

Jordan F. Martins

Em 2014, na comemoração do aniversário de 40 anos do IRIB, foi realizada uma homenagem aos sócio-fundadores do Instituto, durante o XLI Encontro Nacional do IRIB, em Porto Alegre (RS). O Dr. Sottano participou da solenidade por meio de vídeo. No mesmo ano, também foi publicada uma edição comemorativa do Boletim do IRIB em Revista, na qual é apresentada uma linha do tempo da história da entidade e um depoimento emocionante do Dr. Jether Sottano a respeito do início de sua vida profissional e da sua participação na criação do IRIB. Convidamos todos a acessar e conhecer esse relato (a partir da página 24): https://bit.ly/2LpME1P 



Compartilhe