Em 19/07/2022

NOTA DE FALECIMENTO – MARIA HELENA LEONEL GANDOLFO


Maria Helena Gandolfo foi Registradora de Imóveis em São Paulo/SP, jurista e uma das fundadoras do IRIB.


É com imenso pesar que informamos o passamento de Maria Helena Leonel Gandolfo, Registradora aposentada do 10º Registro de Imóveis de SãoPaulo/SP, jurista e membro atuante do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), onde exerceu vários cargos e compôs diversas Diretorias, tendo sido, inclusive, uma de suas fundadoras. O IRIB, através de seu Presidente e Vice-Presidente, respectivamente, Jordan Fabrício Martins e José de Arimatéia Barbosa, oferece aos familiares, parentes e amigos nossos profundos sentimentos e nossa solidariedade.

Nascida em 1929, Maria Helena Gandolfo foi nomeada Titular do 10º Registro de Imóveis de São Paulo, onde permaneceu até ser aposentada compulsoriamente em 1999. Também foi autora do primeiro Caderno do IRIB de prática registral, no ano de 2002, intitulado “Matrícula – uma abordagem prática”, tema do qual (e dentre outros) tinha profundo conhecimento, considerando que foi uma das maiores estudiosas na transição de sistema das transcrições para o fólio Real (leia aqui a íntegra de sua apresentação no XXIX Encontro de Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil/18° Encontro Regional do IRIB, realizados em Natal/RN no mês de junho de 2002). Dezessete anos após a instituição da matrícula, Maria Helena voltou a tratar o tema em artigo intitulado “Reflexões sobre a matrícula – 17 anos depois”, publicado na Revista de Direito Imobiliário.

Da mesma forma, recomendamos a leitura do artigo “Remexendo a memória”, onde Maria Helena escreve sobre o falecimento de Gilberto Valente da Silva e do artigo “Meu pai, meu norte”, onde homenageia seu pai. Sobre o Registro de Imóveis, Maria Helena Gandolfo deixa imenso legado doutrinário, que pode ser acessado no IRIB Academia.

Palavra do Presidente

Em homenagem à Maria Helena, Jordan Fabrício Martins escreveu o seguinte texto:

“1991.

Eu era completamente desconhecido e sem nenhuma história na atividade notarial e registral. Havia assumido uma titularidade no ano anterior, em Florianópolis, e antes disso trabalhara no Tribunal de Justiça catarinense.
 
Ansioso com a informática que dava seus primeiros passos de universalização no Brasil, peguei um avião rumo a São Paulo para visitar um dos poucos cartórios que já estavam se aventurando nesse universo paralelo.
 
Quem me apontou o endereço foi a consultoria jurídica do IRIB (leia-se Gilberto Valente da Silva).
 
Fui atendido por Maria Helena Leonel Gandolfo. Ela já era um mito, mas recebeu-me pessoalmente, com toda aquela pureza e virtude.
 
Alguns anos depois, meu software de gestão de processos estava pronto (basicamente a troca da máquina de datilografia pelo computador, e de algumas fichas por dados digitais, mas tudo bastante eficiente).
 
Hoje perdermos uma pessoa magnífica. Não tive o privilégio de desfrutar de sua amizade pessoal, culpa exclusiva da minha timidez. Mas nunca esquecerei sua generosidade, sua entrega, a mim naqueles instantes tão fugazes, mas que se perenizaram. E sobretudo ao registro imobiliário do Brasil. Ela nunca soube, mas - assim como Elvino Silva Filho, Ademar Fioranelli e tantos outros - salvaram a minha rotina profissional, com tudo que nos ensinaram e ensinam, conscientes, mais do que ninguém, da importância do nosso trabalho para os direitos fundamentais das gerações presentes e futuras.

À Maria Helena Leonel Gandolfo, o IRIB gostaria de dizer: MUITO OBRIGADO!

Fonte: IRIB (Foto: Observatório do Registro).



Compartilhe