Em 02/09/2022

Multiatividades que integram capacitações diversificadas e reunião com cartorários marcam segundo dia de atividades do Encontro Regional da 3ª Região Judiciária


Anápolis é a Comarca Polo e sedia o evento promovido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás em parceria com a Escola Judicial de Goiás (Ejug), responsável pelas certificações.


Uma intensa troca de experiências e reflexões, formação contínua de servidores e servidoras, e reunião com representantes do serviço Extrajudicial deram a tônica do segundo dia de atividades do Encontro Regional da 3ª Região Judiciária nesta quinta-feira, 1º. Anápolis é a Comarca Polo e sedia o evento promovido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás em parceria com a Escola Judicial de Goiás (Ejug), responsável pelas certificações.

A importância de uma comunicação assertiva que possa expressar clareza, empatia e respeito pelo outro foi o ponto de destaque da capacitação “Liderar é Servir” ministrada no período da manhã pelas servidoras Patrícia Magalhães e Izabella Machado, da Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça de Goiás. O treinamento focou no desenvolvimento de habilidades relacionadas a manutenção de um ambiente de trabalho harmônico, a sabedoria para reconhecer e estimular no dia a dia o trabalho os colegas e colaboradores e ao desenvolvimento da empatia nas relações profissionais.


“Precisamos aprender a nos comunicar bem, a tratar as outras pessoas com cuidado e respeito tanto na expressão verbal quanto na não verbal. Muitas atitudes e posturas podem ser motivo de más interpretações e desavenças. Faz parte da nossa missão, como servidores públicos, saber nos relacionar e tratar bem quem está à nossa volta para tirarmos o melhor do nosso trabalho e de nós mesmos”, ensinam.

Reunião com o Extrajudicial: parceria profícua

Almejando uma reunião proveitosa, o juiz Ricardo Dourado, auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás e responsável pela área do Extrajudicial em Goiás, que atuou em Anápolis por algum tempo, abriu os trabalhos desta tarde em mais um encontro proveitoso entre a equipe da CGJGO e os cartorários visando, sobretudo, o aprimoramento dos serviços prestados à sociedade.

O magistrado cumprimentou em especial a juíza Aline Tomás, diretora do Foro de Anápolis, que foi sua colega na faculdade, e expressou a alegria em participar dessa edição do Encontro Regional que tem Anápolis como Comarca Polo sediando o evento.

“Fui juiz nesta comarca por muitos anos e nutro imenso carinho e respeito por essa comunidade. Aqui fiz grandes amizades que levo para a vida. É um privilégio participar deste momento que deve ser conduzido com leveza, diálogo e integração para alcançarmos os melhores resultados possíveis agraciando toda a população”, frisou.

A anfitriã, juíza Aline Tomás fez uma saudação a todos e destacou o trabalho de excelência que a Corregedoria está desempenhando no Encontro Regional.


“Só recebemos elogios e hoje estou convicta de que as atividades se manterão no mesmo nível e qualidade. A Corregedoria principalmente nesta gestão, que tem o desembargador Nicomedes Borges à frente, possui uma nuance diferenciada com um trabalho de ponta, que orienta, auxilia e constrói alternativas e soluções conjuntas. Desejo que vocês tenham uma grandiosa reunião e sei o quanto é honroso o trabalho de cada cartorários aqui presente”, enalteceu.

Momentos diferentes

A reunião ocorreu em dois momentos diferentes, conforme explicou Ricardo Dourado. No primeiro são abordados temas relevantes referentes ao Foro Extrajudicial e reuniões previamente agendadas pela CGJGO com os cartorários que almejam tratar de outros assuntos específicos e questões pontuais. Já no segundo é realizada uma capacitação voltada aos cartorários participantes da reunião (na mesma sala, em ambiente virtual).


Foram tratados temas sobre o cronograma das correições ordinárias relativa ao segundo semestre de 2022, cujo comparecimento do titular ou interino é obrigatório (art. 39, XXIII do CNPFE), correições extraordinárias (art. 19, II, CNPFE), ordinárias periódicas (que serão realizadas no primeiro semestre de 2023), contratações de prepostos, reajuste de salários, bens e serviços, sistema declaração de custeio, manual do responsável patrimonial, de acordo com o que orienta o Ofício Circular nº 187/2022; comunicação de operações suspeitas ao SISCOAF (Provimento nº 88/2019, do CNJ).

Outras temáticas

Outros assuntos debatidos foram referentes ao Provimento nº 134/2022, do CNJ (medidas de adequação à LGPD); Recomendação nº 50/2022, do CNJ, que dispõe acerca da erradicação do sub-registro recomendando a promoção dos registros de nascimento, natimorto e óbito, independentemente da apresentação dos números de CPF dos pais; Provimentos nºs 16/2012, 63/2017 e 83/2019, do CNJ,  (Imprescindibilidade de a declaração de reconhecimento de maternidade ou paternidade ocorrer perante o oficial de registro das pessoas naturais, independente de o vínculo ser biológico ou socioafetivo); e a alimentação semestral dos dados de arrecadação e produtividade no Sistema Justiça Aberta (Provimento nº 24/2012, do CNJ).

Participações

Pela Corregedoria marcaram presença Sérgio Dias dos Santos Júnior, diretor de Correição e Serviços de Apoio da CGJGO, Ubiratan Alves Barros, assessor de Orientação e Correição, Marco Antônio de Oliveira, diretor da Divisão de Gerenciamento dos Sistemas do Extrajudicial, Domingos da Silva Chaves, diretor de Tecnologia da Informação, e Clécio Marquez, diretor de Planejamento e Programas, área responsável pela organização do evento.

No âmbito do Extrajudicial estiveram presentes os cartorários Igor França Guedes presidente da Associação dos Titulares de Cartórios (ATC-GO), do Colégio Registral Imobiliário de Goiás (CORI-GO) e do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de Goiás (Sinoreg-GO); Alan Lourenço Nogueira, presidente da Associação dos Registradores das Pessoas Naturais de Goiás (Arpen-GO); Alex Valadares Braga, presidente do Colégio Notarial do Brasil Seção Goiás (CNB/GO); e Naurican Ludovico Lacerda, do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Estado de Goiás (IRTDPJ/GO).

Capacitações diversas

Ainda pela manhã os servidores (as) da 3ª Região Judiciária receberam qualificações em Processo Judicial Digital - PJD: Parte Geral / Cível e Criminal, Foro Extrajudicial 1 e Foro Judicial. 

O juiz Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas, auxiliar da Presidência do TJGO, participou, de forma especial, da capacitação do PJD Criminal. À tarde, logo em seguida da reunião institucional com os cartorários do Extrajudicial, aconteceram as capacitações do Foro Extrajudicial 2 e PJD Criminal.

Integram a 3ª Região Judiciária, além de Anápolis, Abadiânia, Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Goianápolis, Jaraguá, Pirenópolis, Petrolina de Goiás, Silvânia, Leopoldo de Bulhões e Vianópolis. 

Fonte: TJGO (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás/Prints e edição de imagens: Hellen Bueno - Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO).



Compartilhe