Em 01/11/2021

Mais de 5 mil candidatos fazem prova para concurso de cartorário neste domingo, 31


Para o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, a realização do certame traz melhoria da prestação dos serviços extrajudiciais.


Mais de 5 mil candidatas e candidatos de todo o Brasil participam, neste domingo (31), do concurso para Outorga e Delegações de Notas e de Registros Públicos do Estado de Goiás. As provas objetivas estão sendo aplicadas a partir das 13h30 em três locais – todos em Goiânia. Para o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, a realização do certame está em consonância com o objetivo da gestão: melhoria da prestação dos serviços, no caso, extrajudiciais à população goiana.

“Temos realizado um trabalho de busca constante pelo aprimoramento da prestação jurisdicional e dos serviços prestados à sociedade. O preenchimento dos cargos de titular de cartórios extrajudiciais, por meio de concurso público, contribui, sobremaneira, para a qualificação daquelas serventias, fazendo com que a população do nosso Estado tenha a entrega de um serviço cada dia mais aprimorado”, além de observar mandamento constitucional e orientação do CNJ, afirmou.

O chefe do Poder Judiciário goiano também agradeceu o trabalho realizado pelos membros da comissão do concurso envolvidos na realização do exame deste domingo que, "mesmo cumulando suas funções, emprestam sua dedicação e conhecimento ao tribunal, com comprometimento e seriedade, o que é essencial para o sucesso do certame".

Já o presidente da Comissão Examinadora, desembargador Marcus da Costa Ferreira, também fez votos de boa sorte às candidatas e candidatos. “Sabemos que há muitos candidatos de outros Estados, que serão muito bem acolhidos em Goiás. Desejamos também muita sorte aos goianos que se inscreveram. Em nome da comissão, externo extrema preocupação para que o processo corra com a maior lisura e tranquilidade, que todos tenham condição de fazerem suas provas tranquilamente. Esperamos que resultado seja breve, sem afogadilhos, e represente exatamente aquilo que foi feito pelos candidatos, a quem desejamos o máximo de boa sorte”, observou.

Locais de prova

A área 5 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) foi um dos locais escolhidos para o certame. Para desejar boas-vindas às futuras e futuros cartorários, a juíza-auxiliar da Presidência Sirlei Martins da Costa esteve no recinto e conversou com os candidatos antes da entrega do caderno de perguntas.

“É interessante frisar que é uma tendência que os serviços extrajudiciais tenham ainda mais relevância às cidadãs e aos cidadãos goianos. É um concurso de extrema valia para a sociedade, por isso, em nome do TJGO, desejamos uma boa prova a todos”, destacou a magistrada.

No mesmo sentido, o juiz auxiliar da Presidência Reinaldo de Oliveira Dutra visitou a Faculdade Padrão, onde também falou com candidatas e candidatos do concurso. “O certame dá cumprimento à Constituição Federal e visa prover todos os cargos vagos. A intenção é, justamente, oferecer segurança jurídica e melhor atendimento às pessoas”.

A secretária da Comissão de Seleção e Treinamento, Mariza Carneiro Favoretto, esteve presente na Faculdade Sul-Americana (Fasam) e afirmou, inclusive, que “o TJGO, durante a gestão do presidente, desembargador Carlos França, tem se empenhado na realização de concursos para suprir vagas que existem, buscando a excelência na prestação de serviços”.

No mesmo local, o cartorário Rodrigo de Oliveira foi o responsável pelo acompanhamento do processo e ressaltou que o certame “é um passo essencial para prover cargos: seja com novos candidatos ou com atuais, respondentes, que consigam aprovação”.

 

Candidatos

Quando tinha apenas 14 anos, Daniela Alves Peixoto ingressou como menor aprendiz em um cartório na cidade de Goianápolis. Hoje, aos 32, continua exatamente no mesmo emprego, onde atuou sem interrupções, mas como respondente interina. A candidata é uma das concorrentes deste domingo a pleitear uma das vagas das unidades extrajudiciais. “Estudei e aprendi na prática o trabalho de cartorária. Acredito que um bom cartorário precisa, principalmente, saber atender o público, saber entender o serviço que a pessoa está procurando, para ajudar aquele cidadão”, contou.

Ana Carolina Fernandes também já tem experiência na área: a mineira, de Belo Horizonte, mora atualmente na Bahia, pois assumiu recentemente uma serventia extrajudicial, aprovada em concurso. Contudo, pela proximidade com a família do triângulo mineiro, tenta, também, ser aprovada em Goiás. “Combinei rotina de trabalho e estudo. O Código de Normas de Goiás é diferente, já traz comandos mais atuais, foi interessante fazer essa comparação”.

O Código de Normas é, praticamente, uma bíblia do cartorário. A definição é de Daniel Rabelo, de Petrolina, Pernambuco, que relata ter tido uma rotina intensa de estudo. Apesar de ser repetitiva, a regulamentação não deixa margem para erros, a fim de possibilitar que o cartorário atue da melhor forma. A gente deve saber o código de cor e salteado”, ressaltou.

Para absorver o conhecimento que o concurso exige, Adriano Machado Rocha, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, abdicou de advogar. “Deixei todo o lazer de lado. Tive um contato com o Código de Normas como nunca tive antes. Estou esperançoso”. Como os juízes auxiliares da Presidência afirmaram, o TJGO deseja sorte e êxito a todos. (Texto: Lilian Cury / Fotos: Acaray Martins, Lilian Cury, Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja galeria de fotos

Fonte: TJGO.



Compartilhe