Em 05/10/2021

Lançada Plataforma Brasil Aberto que permite acompanhar programas do Banco Mundial no Brasil


A plataforma lançada pelo Ministério da Economia e pelo Banco Mundial será uma importante fonte de consulta para gestores, pesquisadores e estudantes.


Lançada Plataforma Brasil Aberto que permite acompanhar programas do Banco Mundial no Brasil

A plataforma lançada pelo Ministério da Economia e o Banco Mundial será uma importante fonte de consulta para gestores, pesquisadores e estudantes - Foto: Banco de Imagens

Com o nome Brasil Aberto foi lançada, nesta segunda-feira (4), pelo Ministério da Economia e pelo Banco Mundial, uma plataforma para que cidadãos e gestores públicos monitorem os programas da organização multilateral no Brasil.

A ferramenta tem as informações sobre todos os estudos e operações do Banco Mundial no Brasil, contextualizando as atividades e levando em conta os desafios particulares do país. É possível acessar informações sobre a estratégia atual para o Brasil, chamada de Estratégia de Parceria com o país, compreendendo os anos fiscais 2018-2023. Com a plataforma, o Banco Mundial busca dar transparência a suas ações no Brasil e também permitir a interação da sociedade.

O secretário de assuntos econômicos internacionais do Ministério da Economia, Erivaldo Gomes, participou do lançamento e afirmou que, por meio dela, o Banco Mundial se torna mais próximo do Brasil.

“Acredito que dois fatores facilitaram e impulsionaram o lançamento dessa plataforma. Primeiro, o fato do setor público no Brasil ter instituições sólidas com uma crescente promoção de mecanismos de transparência e dados abertos aos cidadãos. O governo brasileiro dispõe também de instrumentos e ferramentas semelhantes ao que o Banco Mundial está lançando”, disse Erivaldo Gomes.

“E segundo, o grupo Banco Mundial atende a um pedido do atual governo para estar mais próximo do país estabelecendo uma ferramenta interativa para facilitar a execução de suas atividades no país”, acrescentou o secretário.

De acordo com ele, a plataforma será uma importante fonte de consulta para gestores, pesquisadores e estudantes interessados na produção de conhecimento e estudos setoriais elaborados pelo Banco Mundial.

O secretário Erivaldo Gomes citou dados sobre os investimentos do organismo multilateral no Brasil que, segundo ele, desenvolveu mais de 500 projetos no Brasil nos últimos 50 anos. "Em 2020, o Banco aprovou para o Brasil mais de 4 bilhões de dólares em novos financiamentos.

Desse total, cerca de 1,3 bilhões foram destinados para o segmento público e 9 bilhões de dólares para o apoio ao setor privado", afirmou.

Avanços do Governo Digital no Brasil

O Brasil foi reconhecido pelo Banco Mundial como o 7º país com a mais alta maturidade em Governo Digital no mundo. O resultado foi medido no GovTech Maturity Index 2020, um ranking que avalia o estado atual da transformação digital do serviço público em 198 economias pelo mundo.

O país superou a média dos chamados ‘líderes em GovTech’ em todos os itens avaliados. Antes do Brasil estão apenas a Coreia do Sul, a Estônia, a França, a Dinamarca, a Áustria e o Reino Unido.

A boa posição do Brasil é, em grande parte, resultado do trabalho desenvolvido com a plataforma gov.br, que hoje já dispõe de mais de 115 milhões de usuários, correspondendo a metade da população brasileira. O gov.br permite o acesso único a milhares de serviços digitais e facilita a obtenção de informações e o relacionamento do cidadão com o governo.

Link para a Plataforma Brasil Aberto

Fonte: Governo do Brasil.



Compartilhe