Em 05/07/2016

Incra/PI faz regularização fundiária de 170 áreas no município de Colônia do Piauí


A proposta é regularizar e georreferenciar, por meio do acordo de cooperação técnica entre Incra e Interpi, imóveis pertencentes ao patrimônio imobiliário do estado que estão sob o regime de posse, com a respectiva de emissão do título de propriedade


Uma equipe formada por técnicos da Superintendência Regional do Incra no Piauí e do Instituto de Terras do Piauí (Interpi) está desde o dia 8 de junho realizando ações de regularização fundiária no município de Colônia do Piauí, região do Semiárido.
 
“Até a presente data, já foram georreferenciadas com a continuidade dos trabalhos de regularização fundiária em Colônia do Piauí cerca de 170 áreas correspondentes a 2.600 hectares”, informou o coordenador do Serviço de Regularização Fundiária do Incra/PI, Rubens Cardoso.
 
A proposta é regularizar e georreferenciar, por meio do acordo de cooperação técnica entre Incra e Interpi, imóveis pertencentes ao patrimônio imobiliário do estado que estão sob o regime de posse, com a respectiva de emissão do título de propriedade. "As famílias têm a posse da terra, mas não tinham o título de propriedade definitiva. É o caso do agricultor Manoel Joaquim, de 74 anos, que mora com sua família na região desde 1959 e só agora, no final do mês de maio, recebeu o título de terra definitivo”, explicou Rubens Cardoso.
 
O trabalho de regularização fundiária possibilita que os agricultores familiares tenham acesso a políticas públicas, como o crédito rural e assistência técnica, melhorando a qualidade de vida das famílias.
 
A ação faz parte do Programa de Cadastro de Terras e Regularização Fundiária, desenvolvido pelo Incra, que tem como objetivo viabilizar a atualização de dados junto aos registros imobiliários. As áreas são cadastradas no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e é realizada a inserção de dados na base cartográfica do Incra/Interpi.
 
Fonte: Incra
Em 4.7.2016


Compartilhe