Em 25/02/2014

Incra/MG recebe posse de mais uma fazenda do Brejo dos Crioulos


O domínio sobre o imóvel é mais uma conquista da autarquia para a regularização dos 17 mil hectares onde vivem cerca de 400 famílias descendentes de escravos


O Incra em Minas Gerais (Incra/MG) recebeu, na última semana, a posse de mais uma fazenda que compõe o território da comunidade quilombola Brejo dos Crioulos, localizada entre os municípios de São João da Ponte, Varzelândia e Verdelândia, no Norte do estado.

O domínio sobre a fazenda Bonanza, de 1,4 mil hectares, avaliada em R$2 milhões, é mais uma conquista da autarquia para a regularização dos 17 mil hectares onde vivem cerca de 400 famílias descendentes de escravos.

Outras três fazendas já haviam sido concedidas pela Justiça ao Incra/MG, nas 12 ações de desapropriação por interesse social ajuizadas pela Procuradoria Federal Especializada. Outras duas ações vão ser ajuizadas após a conclusão de procedimentos administrativos.

Ao término das ações e concessão definitiva das áreas ao Incra, mediante o pagamento das indenizações aos proprietários, a comunidade Brejo dos Crioulos será titulada coletivamente em caráter inalienável.

Em Minas Gerais, há 185 processos abertos para regularizar estas comunidades. 

Fonte: Incra
Em 24.2.2014



Compartilhe