Em 28/03/2016

Incra entrega mapa e relatório de conflitos agrários ao Ministério Público de Rondônia


De acordo com a promotoria de Justiça, o acesso a esses dados vai subsidiar a atuação do MP e dos juízes nas ações envolvendo terras públicas


Representantes da Superintendência Regional do Incra/RO e da ouvidoria agrária no Estado entregaram ao Ministério Público de Rondônia (MPRO) o mapa e o relatório do Sistema de Monitoramento de Conflitos Agrários do Estado de Rondônia (Simcaro), em reunião realizada, no dia 18/3, na promotoria do município de Ariquemes (RO). O trabalho conjunto entre as instituições e a Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo (CNCVC) vem sendo intensificado para reforçar a defesa do interesse público nos processos judiciais.
 
Foram discutidas estratégias de atuação prioritárias para a região do Vale do Jamari, foco de constantes e violentas disputas de terras. De acordo com a promotora de Justiça Priscila Matzenbacher Tibes Machado, o acesso a esses dados vai subsidiar a atuação do MP e dos juízes nas ações envolvendo terras públicas, uma vez que muitas tramitam na esfera cível como terras exclusivamente de particulares.
 
O Simcaro é uma ferramenta de monitoramento desenvolvida recentemente pela Superintendência Regional do Incra em Rondônia para cadastramento das áreas de conflitos, dos acampamentos e acampados do estado, com relatórios estatísticos e gráficos. No sistema estão cadastradas as 88 principais áreas envolvidas em disputas, que abrigam 6.214 famílias, sendo que 66 delas estão com processo tramitando na justiça. O sistema será disponibilizado em breve para todos os órgãos parceiros envolvidos.
 
O superintendente do Incra/RO, Luís Flávio Carvalho Ribeiro, entregou também ao MPRO um levantamento da regularização fundiária no Estado e o Plano Especial de Trabalho Institucional que trata do desenvolvimento de ações de reforma agrária para minimizar os conflitos. O plano envolve atuação em onze municípios para reversão ao patrimônio público de 21.500 hectares, que poderão beneficiar cerca de mil famílias com o perfil da reforma agrária estabelecido em lei.
 
“Essa aproximação com o MPRO está sendo muito importante nesse momento. Será um ente fundamental para auxiliar no encaminhamento correto e na solução dos processos”, ponderou o superintendente. Segundo Flávio Carvalho, os principais problemas agrários em Rondônia estão relacionados à falta de regularização fundiária, exploração econômica irregular, pendências administrativas e morosidade nas ações judiciais. 
 
Fonte: Incra
 
Em 23.03.2016


Compartilhe