Em 30/06/2015

Incra: Dois assentamentos da reforma agrária são criados na Bahia


Serão beneficiadas, ao todo, 36 famílias nas áreas dos municípios de Una e Casa Nova


A Bahia contará com dois novos assentamentos da reforma agrária, em benefício de 36 famílias de trabalhadores rurais. As portarias de criação dos projetos, que somam 816,7 hectares, foram publicadas pelo Incra no Diário Oficial da União (DOU) do dia 29/6.
Um dos assentamentos é o Santa Rita I, localizado no município de Casa Nova, no território de identidade do Sertão do São Francisco. A área, com 410,4 hectares, tem capacidade mínima para receber 20 famílias de trabalhadores rurais. Já no município de Una – território de identidade do Litoral Sul – a constituição do projeto de reforma agrária Santa Tereza do Guarani I, que tem 406,3 hectares, permitirá assentar, no mínimo, 16 famílias.

CadDÚnico

As famílias que passarão a viver e a produzir no Santa Rita I já foram cadastradas pelo Incra e orientadas a se inscrever no CadÚnico da prefeitura de Casa Nova, para integrarem o Programa Brasil Sem Miséria.
Já as famílias que se tornarão beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) com o assentamento no Santa Tereza do Guarani I serão cadastradas pelo Incra nos próximos 15 dias. Elas também precisam inscrever-se no CadÚnico da prefeitura de Una.

Potencialidades

Santa Rita I possui aptidão para o desenvolvimento de culturas permanentes de frutas como manga e caju, plantios de subsistência – a exemplo de milho, feijão e mandioca –, além de criação de gado, caprinos e ovinos. As famílias também poderão implantar projetos de apicultura. 

Na área do assentamento Santa Tereza do Guarani I já existe lavoura de cacauicultura. Segundo o perito federal agrário Iderval Nolasco, que realizou o laudo de avaliação, o imóvel rural é cortado por córregos e tem potencial para a implantação de um sistema agroflorestal com cacau, açaí, banana, seringa, coco anão e café.

Fonte: Incra

Em 29.6.2015



Compartilhe