Em 10/04/2014

Incra cria assentamento em Palmeirante (TO)


As famílias a serem assentadas no local já foram cadastradas e aguardam a conclusão do processo de seleção


O Incra garantirá a outras 21 famílias de trabalhadores rurais do Tocantins acesso à terra e às políticas de incentivo à agricultura familiar. Os futuros beneficiários da reforma agrária serão moradores do Projeto de Assentamento Deus É Grande, no município tocantinense de Palmeirante.

A portaria de criação do assentamento, que tem 975 hectares, foi publicada no Diário Oficial da União do dia 9/4. As famílias a serem assentadas no local já foram cadastradas e aguardam a conclusão do processo de seleção.

O Projeto Deus É Grande será implantado na Fazenda Recreio I e II, adquirida pelo Incra em fevereiro deste ano pela modalidade de compra e venda, por se tratar de média propriedade não passível de desapropriação para fins de reforma agrária.

Atividades agrícolas

O Estudo de Capacidade de Geração de Renda da área, elaborado pelo Incra, prevê o desenvolvimento de apicultura, avicultura, suinocultura e cultivo de milho e mandioca como fonte de renda para as famílias. As atividades produtivas serão fomentadas com créditos da autarquia e, posteriormente, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Cada família assentada poderá ter renda média mensal de até 2,5 salários-mínimos com o desenvolvimento das atividades previstas no estudo em até dois anos.

A criação do assentamento em Palmeirante vai assegurar investimentos na construção de habitações, demarcação de parcelas, abertura e recuperação de estradas, contratação de assessoria técnica e eletrificação rural com o objetivo de promover o desenvolvimento da área de reforma agrária. Os investimentos necessários são de responsabilidade do Incra e de outras instituições, por meio de programas como o Luz Para Todos, 'Minha Casa, Minha Vida', Água Para Todos e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Fonte: Incra

Em 9.4.2014



Compartilhe