Em 25/11/2015

Incra conquista novo imóvel para a reforma agrária no Alto Sertão Sergipano


Fazenda localizada no município de Canindé do São Francisco dará lugar a um projeto de assentamento com capacidade para abrigar a 15 famílias


O Incra confirmou, no dia 19/11, a conquista de mais um imóvel para a criação de um novo projeto de assentamento no Alto Sertão Sergipano. Localizada no município de Canindé do São Francisco - distante cerca de 220 Km da capital Aracaju -, a Fazenda São Paulo dará lugar a um projeto de assentamento com capacidade para abrigar a 15 famílias.

“O Alto Sertão Sergipano é um território em que a reforma agrária se faz muito presente, transformando a economia dos municípios e a vida de milhares de famílias. A conquista da Fazenda São Paulo fortalece esse processo histórico de desconcentração fundiária e aponta para a continuidade de um processo de avanços sociais que vem se intensificando nessa última década”, analisou  André Luiz Bomfim Ferreira, superintendente regional do Incra em Sergipe.

Vistoriado pela autarquia federal em junho de 2009 e classificado como improdutivo, o imóvel, com área de 400 hectares, será incluído nas ações do Plano de Desenvolvimento Integrado do São Francisco (PDI São Francisco).

O Plano, elaborado pela Presidência do Incra, pretende integrar políticas públicas executadas por diversas instituições, para promover o desenvolvimento de áreas de reforma agrária inseridas nas regiões do Baixo e Sub-Médio São Francisco.

A Fazenda São Paulo é o sexto imóvel obtido pelo Incra/SE somente em 2015. Somadas, essas áreas conquistadas pela Superintendência sergipana da autarquia possuem capacidade para o assentamento de cerca de 500 famílias.

Fazenda Senhor do Bonfim

Além da obtenção da Fazenda São Paulo, a última semana marcou também a conquista de mais um imóvel para a implantação de territórios quilombolas em Sergipe.

A Fazenda Senhor do Bonfim, no município de Poço Redondo (distante cerca de 140 Km de Aracaju), também no Alto Sertão Sergipano, teve sua posse imitida em favor da autarquia federal na última quarta-feira (18). O imóvel, com área de 67,8 hectares, é o terceiro obtido pelo Incra, visando à criação do território quilombola da comunidade Serra da Guia.

Com essa conquista, a autarquia concretiza a entrega de cerca de mil hectares para a comunidade. Ao todo, o perímetro delimitado para a implantação do território de Serra da Guia ocupa uma área de nove mil hectares.

Fonte: Incra

Em 24.11.2015



Compartilhe