Em 06/04/2016

Incra: Áreas declaradas de interesse social para a reforma agrária na Bahia beneficiarão 160 famílias


Dois imóveis rurais, um em Porto Seguro e outro na Chapada Diamantina, serão transformados em assentamentos, totalizando 6,3 mil hectares


A Superintendência Regional do Incra na Bahia implantará dois assentamentos com capacidade para atender 160 famílias de trabalhadores rurais, em aproximadamente 6,3 mil hectares. A criação das áreas foi possibilitada a partir da assinatura, na dia 1/4, pela presidente Dilma Rousseff, de decretos que declaram de interesse social para fins de reforma agrária imóveis localizados nos municípios de Porto Seguro e Iramaia. Os atos normativos foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (04).

Um dos imóveis rurais a ser transformado em assentamento é a Fazenda Conjunto Serro Azul. A propriedade, situada no município de Porto Seguro, na região do Extremo Sul, tem 1,6 mil hectares e capacidade para receber 92 famílias.

O outro futuro assentamento é a Fazenda Curitiba, que fica no município de Iramaia, na Chapada Diamantina. Com quase 4,7 mil hectares, atenderá 68 famílias de trabalhadores rurais.

Potencialidades

A Fazenda Conjunto Serro Azul é um imóvel rural emblemático, pleiteado há mais de uma década pelos trabalhadores rurais. “A criação desse assentamento põe fim à expectativa de 11 anos pela obtenção desse imóvel. O Extremo Sul é uma região de grande demanda de trabalhadores rurais a serem assentados”, pontua o superintendente regional da autarquia, Luiz Gugé.

De acordo com o parecer técnico, a área tem potencial para o cultivo de cacau, coco, seringueiras e frutas. É destacada, ainda, a possibilidade de desenvolvimento da apicultura, piscicultura e pecuária, além da aptidão para o turismo ecológico.

A Fazenda Curitiba é formada por uma vegetação de caatinga arbustiva arbórea, conforme o Estudo de Capacidade de Geração de Renda. O documento também destaca a presença de aguadas.

A área tem vocação para o desenvolvimento de atividades de ovinocultura, pecuária, avicultura e apicultura. No novo assentamento também poderá ser realizado o plantio de feijão, milho e melancia.

Fonte: Incra

Em 05.04.2016



Compartilhe