Em 25/11/2010

Gramado sediou o XVI Congresso Nacional do Mercado Imobiliário


Vice-presidente do IRIB para o RS, João Pedro Lamana Paiva apresentou o painel “O Princípio da Concentração da Matrícula”


Durante quatro dias, de 14 a 17 de novembro, a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, recebeu profissionais do mercado imobiliário de todo o país para o XVI Conami – Congresso Nacional do Mercado Imobiliário. Cerca de 300 congressistas discutiram importantes temas tais como gestão estratégica das pessoas, tendências da moderna administração condominial e pesquisas de mercado, dentre outros.

Representando o segmento do registro imobiliário participou do congresso o registrador João Pedro Lamana Paiva, vice-presidente do IRIB pelo Rio Grande do Sul e Titular dos Registros Públicos e Tabelião de Protestos de Títulos da Comarca de Sapucaia do Sul. Ele apresentou o painel “O Princípio da Concentração da Matrícula”. Participaram como debatedores Hélzio Mascarenhas , coordenador de Relações Político-Institucionais do Secovi Rio e o advogado Gilberto Koenig .

Em sua palestra, Lamana Paiva ressaltou o desdobramento do principio da publicidade, na medida em que o mesmo define o conteúdo dos atos registrais passíveis de constarem da matricula do imóvel, dando não só conhecimento destes, como conferindo segurança aos atos jurídicos. "Uma vez registradas, as transações que guardem implicação com a situação do imóvel, tornam-se oponíveis a terceiros", afirma Lamana.

Também participaram do congresso grandes nomes do segmento do mercado imobiliário, entre consultores na área de qualidade e inovação, especialistas em estratégia em marcas e estratégia empresarial, além de representantes do Congresso Nacional e do sistema Judiciário.

O evento foi uma organização conjunta do Sindicato da Habitação do Rio Grande do Sul (Secovi/RS) e da Associação Gaúcha de Empresas do Mercado Imobiliário (Agademi).



Compartilhe