Em 06/06/2023

Frente Parlamentar Notarial e Registral organiza seminário sobre Cartórios na Bahia


Evento contou com parceria da ANOREG/BA e da CNR. Objetivo foi debater o fortalecimento da presença dos Cartórios no Brasil.


Foi realizado na última sexta-feira, 02/06/2023, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o “Seminário sobre Serviços Extrajudiciais na Bahia”, promovido pela Frente Parlamentar Nacional do Serviço Notarial e Registral, em parceria com a Associação dos Notários e Registradores do Estado da Bahia (ANOREG/BA) e a Confederação de Notários e Registradores (CNR). O objetivo do evento foi debater o fortalecimento da presença dos Cartórios no Brasil.

Segundo notícia publicada pela ALBA, a iniciativa foi do Deputado Federal e Presidente da Frente, Zé Neto (PT), que também comandou o evento. Além dos Deputados Estaduais Rosemberg Pinto (PT) e Robinson Almeida (PT), também compuseram a mesa a Juíza Assessora da Corregedoria das Comarcas do Interior do Poder Judiciário do Estado da Bahia (CCI-BA), Isabella Lago, e representantes de entidades notariais e de registro, como, por exemplo, Rogério Portugal Bacellar, Presidente da CNR e da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG-BR) e Sérgio Ávila, Presidente da Associação dos Registradores de Imóveis do Rio de Janeiro (ARIRJ) e Vice-Presidente do Registro de Imóveis do Brasil (RIB) e do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) pelo Estado do Rio de Janeiro. Também esteve presente Paulo Silva, Presidente da Comissão de Cartórios da OAB de Feira de Santana.

Evento proposto pelo deputado federal Zé Neto (PT), presidente da Frente Parlamentar Nacional do Serviço Notarial e Registral, contou com a participação dos petistas Rosemberg Pinto e Robinson Almeida | Foto: CarlosAmilton/Agência ALBA

Na abertura do evento, Zé Neto ressaltou a necessidade de ampliar a importância dos Cartórios no setor produtivo no Brasil e afirmou: “Os trabalhos foram abertos aqui na Bahia, onde a gente também tem uma tarefa importante, que é discutir com o Estado, com os atores todos, a reformulação que será feita, através do Judiciário, no trabalho dos cCrtórios na Bahia. No Brasil, queremos mostrar que é possível avançar na desjudicialização e na presença mais permanente do Cartório na vida do país.

Fonte: IRIB, com informações da ALBA.



Compartilhe