Em 19/08/2015

Evento nacional vai discutir o Registro Eletrônico de Imóveis


Seminário vai acontecer, em breve, em São Paulo, em uma iniciativa conjunta da ABDRI, IRIB e da ARISP


Organiza-se um evento nacional inteiramente voltado para a discussão do desenvolvimento atual do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI), bem como a regulamentação do tema pela Corregedoria Nacional de Justiça do CNJ (Provimento nº 47, de 19 de junho de 2015).

O seminário vai acontecer, em breve, em São Paulo, Capital, em uma iniciativa conjunta da Academia Brasileira de Direito Registral Imobiliário (ABDRI), do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) e da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP).

Os organizadores do evento querem ouvir o que os registradores de imóveis pensam sobre esse importante assunto. 

Os interessados em participar expondo seus estudos e opinião devem enviar mensagens para o email [email protected], com breve descrição dos pontos que gostaria de ver abordados, telefone e canais de contato. 

"Do Registro Eletrônico de Imóveis cuidam os registradores"

O IRIB e a ARISP assumiram o compromisso de implantar o Sistema de Registro de Imóveis Eletrônico em todo o país, aproveitando as iniciativas e a experiência bem testada de São Paulo pela ARISP.

Centrais de serviços eletrônicos compartilhados têm sido criadas pelas várias especialidades de Registros Públicos – notários, tabeliães de protesto, entre outras.  O Sistema de Registro de Imóveis Eletrônico é um desafio posto aos registradores imobiliários, cumprindo o preceito consagrado no art. 37 da Lei nº 11.977/2009, que reza que os "serviços de registros públicos (...) instituirão sistema de registro eletrônico". 

A parceira do IRIB e da ARISP, visando ao registro eletrônico, remonta ao ano de 2006, quando firmaram convênio tornando-se as instituições operadoras da Central de Serviços Eletrônicos Compartilhados dos Registradores de Imóveis.

Em 2010, o Instituto e a Associação se uniram em dois importantes acordos de cooperação técnica, firmados com o Conselho Nacional de Justiça, para a criação da Central Nacional de Indisponibilidade de Bens e para permitir o acesso ao Sistema de Penhora Eletrônica de Imóveis (Penhora Online).

ACT – IRIB e ARISP

ACT – CNJ, IRIB E ARISP (Penhora Online)

ACT – CNJ, IRIB E ARISP (Central Nacional de Indisponibilidade de Bens)

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB

Em 19.8.2015
 



Compartilhe

  • Tags