Em 08/11/2011

Diretor do IRIB participa de reunião no Colégio de Registradores da Espanha


Eduardo Pacheco reuniu-se com a diretora de Relações Internacionais, Almudena del Río Galán


O registrador de imóveis e diretor de Relações Internacionais do IRIB, Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza, participou, na última semana, de reunião no Colégio de Registradores de la Propiedad y Mercantiles de Espanha (CORPME) com a diretora de Relações Internacionais, Almudena del Río Galán. No encontro ocorrido em Madri, foram discutidos assuntos como a realização do VI Seminário Luso-Brasileiro-Espanhol de Direito Registral e a efetiva implantação do IRI (Integración Registral Iberoamericana), rede Ibero-Americana de informações registrais.

O convênio para a implementação da rede foi assinado pelo IRIB e pela Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp) e a expectativa é de esteja em funcionamento no inicio de 2012. Por meio do IRI, os registradores brasileiros poderão participar de uma grande cadeia de informação registral. Praticamente todos os cartórios do Brasil utilizam matrículas na forma de fichas que podem ser digitalizadas, e estas imagens serão convertidas no formato ideal para o tráfego eletrônico pela internet, por intermédio do IRI.

O convênio mostra a potencialidade do diálogo que vem sendo mantido pelos registradores brasileiros com os países ibero-americanos, com a Espanha, e com vários outros países que se reúnem nos eventos da área registral. O cidadão brasileiro ou estrangeiro que solicitar uma certidão por meio do sistema estando na Espanha, no Chile, no Uruguai, ou em qualquer outro país participante desta cadeia vai pagar o mesmo valor que ele pagaria se estivesse aqui no Brasil indo a um cartório. O IRI é uma contribuição dos registradores para a evolução da economia digital.

Curso de Direito Registral Iberoamericano
No próximo dia 10, Eduardo Pacheco, diretor de relações internacionais do IRIB, proferirá palestra no CADRI (Curso Anual de Derecho Registral Iberoamericano), em Madri, Espanha. Na oportunidade, Pacheco abordará “Las reformas del sistema registral inmobiliario brasileño y sus probables reflejos en el mercado inmobiliario”. O diretor do IRIB vai ministrar aula sobre a evolução do sistema registral brasileiro, as medidas recentes adotadas pelo Poderes Executivo e Legislativo, a respeito dos serviços registrais; a Lei 11.977/2009 que trata do Programa Minha Casa, Minha Vida, o registro eletrônico, a usucapião administrativa e a redução e a gratuidade de emolumentos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 08.11.2011



Compartilhe

  • Tags