Em 03/03/2016

Correio Braziliense: Duas represas rompem em Goiás e lama causa sérios danos ambientais


O incidente aconteceu na zona rural de Santa Helena de Goiás, no sudoeste goiano, a 415km de Brasília


Mais duas represas se romperam em Goiás após forte chuva. Dessa vez, o incidente aconteceu na zona rural de Santa Helena de Goiás, no sudoeste goiano, a 415km de Brasília. A força da água causou estragos ao meio ambiente, em fazendas vizinhas e a morte de cerca de 7 toneladas de peixe, no dia 2/3. Os responsáveis pelas barragens não haviam sido identificados até a manhã desta quinta-feira.

Uma das propriedades rurais atingidas tinha um pesque-pague. Com o rompimento de uma das represas, os tanques foram tomados por lama e 4 toneladas de peixes perdidos. O mesmo aconteceu em outra propriedade, onde quase 3t de peixes morreram por causa da água suja.

Os bombeiros fizeram uma vistoria nas barragens. Eles constataram que outras duas represas ficaram comprometidas na região após a chuva, que atingiu o volume de 160 milímetros. O relatório do Corpo de Bombeiros sobre os prejuízos e os danos ambientais será enviado ao Ministério Público de Goiás, à Defesa Civil e para a Prefeitura de Santa Helena de Goiás.

Clandestinas

Há 10 dias, uma represa às margens da GO-070 se rompeu e abriu uma cratera na pista, interditando o trecho entre Itaberaí e Itauçu. Imagens registraram o momento em que a água encobriu a rodovia e abriu um buraco na barragem, levando parte da terra e também do asfalto.

Após o acidente na GO-070, investigação feita pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) aponta que 90% das barragens são clandestinas em Goiás. A Secima informou que não tem um levantamento de quantas represas existem no estado.

De acordo com a polícia, o risco de acidentes é grande em parte delas, até porque muitas represas clandestinas ficam perto uma da outra e, com o desmatamento, podem sofrer erosões e rompimentos em série.

Fonte: Correio Braziliense

Em 3.3.2016



Compartilhe