Em 10/05/2023

Corregedoria Extrajudicial e Interpi discutem sistema de regularização fundiária para cartórios


O Sistema Eletrônico de Registro de Informações Agrárias-REGINA integra todo o processo de regularização fundiária, congregando todas as informações que constam na base de dados.


Em reunião realizada na manhã de hoje (09), o juiz auxiliar da Corregedoria do Foro Extrajudicial, Carlos Augusto Arantes Júnior; o diretor de Planejamento do Instituto de Terras do Piauí-Interpi, Rhubens Ribeiro; e a chefe de Gabinete do Interpi, Joseane Sepúlveda, discutiram a implementação do Sistema Eletrônico de Registro de Informações Agrárias-REGINA, nos cartórios de todo o Estado.

O Sistema Eletrônico de Registro de Informações Agrárias-REGINA integra todo o processo de regularização fundiária, congregando todas as informações que constam na base de dados: assentamentos, imóveis particulares, cadastros feitos em campo, documentos pessoais dos beneficiários, certificação dos lotes (planta, memorial, car e ccir) e emissão do título definitivo.

De forma totalmente online, o REGINA encaminha os títulos para os cartórios efetuarem a abertura de matrículas dos lotes e registros de forma digital.

“O Sistema Eletrônico de Registro de Informações Agrárias-REGINA foi desenvolvido pelo Governo do Estado e já está sendo utilizado por muitos cartórios. Objetiva dar maior celeridade aos processos de regularização fundiária, por meio da oferta de segurança digital e jurídica, otimização do tempo e fluxo de regularização fundiária (emissão de título definitivo e registro em cartório). Certamente, a sua implementação pelos cartórios piauienses trará maior efetividade à regularização fundiária, trazendo benefícios à população”, destacou Carlos Augusto Arantes Júnior, juiz auxiliar da Corregedoria do Foro Extrajudicial.

O REGINA conecta, simultaneamente, o Interpi, a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Piauí (Anoreg-PI) e qualquer cartório de registro de imóveis que esteja utilizando o sistema.

Fonte: TJPI (Guilherme Torres).



Compartilhe