Em 23/09/2019

Cori-MG: Prontos para a regularização fundiária em Minas Gerais


Em um intervalo de dez dias, o CORI-MG capacitou mais de 160 profissionais para o processo de regularização fundiária. Foram três treinamentos promovidos.


Gestores municipais e registradores de imóveis participaram dos treinamentos de Reurb realizados pelo CORI-MG

Em um intervalo de dez dias, o CORI-MG capacitou mais de 160 profissionais para o processo de regularização fundiária. Foram três treinamentos promovidos – dois para gestores municipais, advogados, engenheiros e demais profissionais interessados e um para registradores de imóveis e colaboradores dos cartórios. 

Os cursos foram ministrados pelos membros do departamento de Regularização Fundiária do Colégio, que apresentaram os procedimentos da Reurb e as principais formas de viabilizá-la nas cidades. Agora, com o conhecimento obtido, os profissionais poderão dar sequência aos processos em suas cidades. 

É o caso da advogada Julia Damaso, de Itaguara, na região Central do Estado. A defensora trabalhou como interina em cartório durante 11 anos, mas agora está advogando e se especializou em Reurb. O escritório em que ela atua foi contratado para realizar um processo de regularização em Conceição do Mato Dentro e o curso veio para complementar o aprendizado obtido na prática. “O CORI-MG está sempre um passo à frente. Já tinha participado de um treinamento para registradores quando era interina, mas agora estou vivenciando a Reurb. Como já tenho certa experiência, tudo o que foi falado passou a fazer mais sentido e pude tirar muitas dúvidas.” 

Sócia de Julia, a advogada Juliane Soares considera o curso imprescindível. “Embora tenha estudado bastante o tema, ainda encontrava certa dificuldade e o treinamento facilitou muito o meu entendimento”, diz.

Trabalhando numa empresa que atua com a Reurb em Belo Horizonte, Sílvia Helena conta que o aumento da demanda a motivou a participar do treinamento. “Acompanho o CORI-MG há algum tempo e já passei por outras capacitações. Acho fundamental esse trabalho que tem sido feito, principalmente junto aos municípios, de esclarecimento, de detalhamento da lei. É um momento de aprendizado coletivo, que acrescenta muito.” 

Integrante de uma comissão criada recentemente para realizar o trabalho no município de Vespasiano, Daniele Barbosa diz que a região ainda é muito carente da regularização, o que a motivou a participar da atividade. “É o primeiro curso que mostra o passo a passo, de forma bastante detalhada. Tinha feitos outros, mas nenhum havia tratado do tema de forma tão específica. O aprendizado foi enorme.” 

Rhuan Dutra e Matheus Lisboa, engenheiros agrimensores da Prefeitura de Barbacena, participaram com o objetivo de esclarecer alguns aspectos da regularização. Segundo eles, a demanda no município é urgente. “Essa introdução foi fundamental para que, durante o trâmite administrativo, saibamos como aplicar os conceitos da forma correta”, afirma Matheus. 

Multiplicando conhecimento

Cerca de 80 registradores de imóveis, representando mais de 40 comarcas mineiras, também estiveram presentes no treinamento. Foram dias intensos de debates e a plateia recebeu orientações e esclareceu suas dúvidas com um grupo bastante qualificado.

O diretor do departamento de Regularização Fundiária do Colégio, José Celso Vilela, e as integrantes Michely Freire, oficiala de Virginópolis, Ana Cristina Maia, oficiala de Mariana, e Luciano Chagas, oficial substituto de Inhapim, foram os responsáveis por apresentar o conteúdo ao público.

Fonte: Cori-MG



Compartilhe